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Estado de Minas

Rodovias e ferrovia em Minas ganham do PAC status de obras 'preocupantes'


postado em 30/07/2011 06:00 / atualizado em 30/07/2011 09:12

O edital para a duplicação da BR-365 foi suspenso porque empresa pediu rescisão do contrato (foto: Beto Magalhães/EM/D.A PRESS - 10/2/06 )
O edital para a duplicação da BR-365 foi suspenso porque empresa pediu rescisão do contrato (foto: Beto Magalhães/EM/D.A PRESS - 10/2/06 )
 

 

Brasília – Quatro obras importantes da área do Ministério dos Transportes, incluídas no PAC, tocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Valec Engenharia, Contratações e Ferrovias S.A., receberam selos de atenção preocupante no primeiro balanço do programa da presidente Dilma Rousseff. São a duplicação da BR-365/MG (Trevão de Uberlândia), a BR-101/NE-trecho RN/PB, o Arco Rodoviário do Rio (trecho BR-493) com selo de atenção e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ganhou status de preocupante.

Ao todo foram investidos nesses empreendimentos R$ 1,595 bilhão. Estão sob revisão outros R$ 5,3 bilhões. Essas obras tinham recebido avaliação adequada no último balanço do programa do presidente Lula, divulgado em dezembro.

“Todos os empreendimentos de rodovias e ferrovias estão em revisão”, admitiu a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Pendência Na obra da BR- 101, há pendências apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e na duplicação do Trevão de Uberlândia, a empresa executora solicitou rescisão de contrato e o edital de obras está suspenso.

No caso do Arco Rodoviário do Rio, o trecho Santa Guilhermina-Manilha está previsto para começar no fim de agosto, mas ainda aguarda anuência do Iphan-RJ. Já na Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que tem um investimento de R$ 4,4 bilhões e que está sendo reavaliado, existem problemas apontados pelo TCU e restrições do Ibama.


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