(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Frente de defesa dos animais quer punição pela morte de onça exibida no revezamento da tocha

O grupo acionou o Ministério Público do Amazonas e o Exército, além de pedir audiência pública sobre a morte da onça Juma. Para a frente, trata-se de crime ambiental


postado em 22/06/2016 11:15 / atualizado em 22/06/2016 19:29

Onça foi abatida a tiro de pistola depois de ser exibida com a tocha olímpica (foto: Jair Araújo)
Onça foi abatida a tiro de pistola depois de ser exibida com a tocha olímpica (foto: Jair Araújo)
A cruel morte da onça Juma, exibida durante a passagem da tocha olímpica por Manaus na segunda-feira, será investigada e, se depender da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais da Câmara dos Deputados, os culpados serão punidos por crime ambiental.

Nesta quarta-feira, o presidente do grupo, deputado Ricardo Izar (PP-SP), encaminhou ofício pedindo ao Ministério Público do Amazonas que abra representação contra os responsáveis pela participação da onça-pintada no evento e sua consequente morte, com um tiro de pistola. O Comando-Geral do Exército, que já havia anunciado em nota a abertura de processo administrativo para investigar o caso, também foi acionado oficialmente pela frente.

“A onça estava sob a tutoria do Exército e tem que ser apurado quem foi o imbecil que teve a brilhante ideia de colocar um animal silvestre para participar de um evento com esse público, sabendo que uma espécie dessa pode ter qualquer reação de defesa. Primeiro, essa onça não deveria estar lá e, segundo, não deveria ser sacrificada por ter uma reação normal”, afirma o presidente da frente, deputado Ricardo Izar.

Mortes de animais


A frente em defesa dos animais também está requisitando uma audiência pública na Câmara, na Comissão do Meio Ambiente. A data vai depender da análise do pedido. “Vamos até o fim, temos que apurar e punir o responsável. O Brasil é o país que mais mata animais silvestres no mundo. Só por atropelamento 475 milhões deles morrem nas rodovias por ano”, acrescentou Izar.

A onça Juma, mascote do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) do Exército, foi escalada junto com outro animal, apelidado de Simba, para ser apresentada ao público durante a cerimônia de revezamento da tocha olímpica. Ela foi exibida acorrentada, enquanto os escolhidos para carregar o fogo olímpico o mostravam.

Tiro de pistola


No fim da manhã, Juma escapou de sua jaula de proteção no zoológico do Cigs. O tratador tentou resgatar o animal com um tranquilizante, mas a onça partiu em direção a ele e foi alvo de um tiro fatal de pistola.

O caso gerou revolta e comoção nas redes sociais. Também chamou a atenção da comunidade internacional, que tem os olhos voltados para o Brasil em razão das Olimpíadas, que ocorrem no Rio de Janeiro em agosto. O presidente da frente dos animais lembra que a punição por crime ambiental pode levar o responsável a até três anos de detenção.

A punição, no entanto, ainda é considerada branda. “Tem causos de crimes de maus tratos contra animais em que a pena é tão branda que a pessoa consegue retirar a pena, pagando cesta básica. É preciso mudar a legislação e o Brasil deveria dar exemplo”, lamentou Izar.

De acordo com o Ministério Público Federal no Amazonas será aberto procedimento administrativo para apurar o caso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)