(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Limpeza de pichação na Igrejinha da Pampulha deve terminar hoje

Templo foi alvo de vândalos na noite de 15 de março. Limpeza com aguarrás começou na semana passada


postado em 04/04/2017 12:43 / atualizado em 04/04/2017 12:47

Remoção da tinta começou na última quinta-feira, realizada por uma equipe do Iepha(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press - 30/03/2017)
Remoção da tinta começou na última quinta-feira, realizada por uma equipe do Iepha (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press - 30/03/2017)
O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico de Minas Gerais (Iepha) informou que a limpeza da Igreja de São Francisco de Assis, a Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, deve ser concluída nesta terça-feira. O templo foi atacado por vândalos em 15 de março.

Os trabalhos de limpeza começaram no último dia 30, realizados por uma equipe do Iepha  composta por técnicas em restauração e uma arquiteta. A remoção é feita com aguarrás, produto derivado do petróleo, que consegue limpar as pastilhas sem danificar a estrutura. A limpeza não gerou custos aos cofres públicos, pois o material foi cedido pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Quase um ano depois do primeiro ato de vandalismo de 2016, dessa vez a palavra “perfeitaísmo” foi pichada duas vezes na lateral da obra projetada por Oscar Niemeyer. Guardas municipais que trabalhavam na região disseram que a pichação ocorreu entre 22h30 e 23h30 da noite.

As pichações ocupam uma área  da lateral da igreja que está virada para o Mineirão e Mineirinho. Foram feitas, novamente, no painel de ladrilhos que dificultou bastante o trabalho de limpeza da primeira vez. Nessa ocasião, o painel de Cândido Portinari, que fica na parte de trás do monumento, não foi alvo da ação.

Para inibir o vandalismo, a Prefeitura de Belo Horizonte informou ter dado início à execução de um novo plano de segurança para o conjunto moderno da Pampulha. Por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial e da Fundação Municipal de Cultura, serão implantadas medidas para minimizar, a curto e médio prazos, os riscos de atos de vandalismo e depredação do patrimônio público.

A prefeitura promete câmeras modernas, com sensor de movimentos e emissão de sinais de alerta, e ainda com avançados recursos tecnológicos de captação de imagens. Outra medida imediata implementada foi a intensificação do patrulhamento de guardas municipais no entorno da igrejinha da Pampulha, segundo a administração municipal. (Com informações de Larissa Ricci)
Ver galeria . 8 Fotos As inscrições 'perfeitaismo' ocupam uma área considerável da lateral da igreja que está virada para o Mineirão e MineirinhoEdésio Ferreira/EM/DA Press
As inscrições 'perfeitaismo' ocupam uma área considerável da lateral da igreja que está virada para o Mineirão e Mineirinho (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)