(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ataque de hackers altera cursos de candidatos no Sisu

MEC investiga falha no sistema que permitiu invasão e troca de senhas. Uma das vítima, que disputava medicina, acabou inscrita em curso técnico de produção de aguardente no Norte de Minas


postado em 31/01/2017 18:20 / atualizado em 31/01/2017 22:37

Estudantes que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofreram estresse extra no fim da maratona. Hackers trocaram senhas de contas de participantes do teste e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mudando os cursos escolhidos por vestibulandos minutos antes do fim do prazo de inscrição, no último domingo, 29. O MEC confirmou que está ciente das invasões e investiga os casos junto a uma equipe de tecnologia da informação, responsável pelo site do Sisu.

A fraude afetou estudantes que disputavam vagas de cursos concorridos e tiveram suas opções modificadas para graduações completamente diferentes das pretendidas. Logo no primeiro dia das inscrições do Sisu, Manuela Carvalho, de 22 anos, escolheu o curso de ciências biológicas como primeira opção e química, como segunda, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Na hora de conferir os resultados, a jovem teve um choque ao ver que, faltando dois minutos para o fim do processo seletivo, haviam mudado seus cursos para educação física em São Luiz, no Maranhão, assinalando que ela era portadora de deficiência física, e biomedicina, na Universidade Federal do Pará.

"Quando fui acessar o resultado pela primeira vez, constava que minha senha estava incorreta. Então, recuperei a senha colocando apenas o CPF, nome da mãe, cidade onde moro e a data de nascimento. O site não tem segurança, não pede confirmação, nem nada", disse Manoela, revoltada. Como não teve retorno do MEC depois expôr, por email, sua situação, a jovem afirma que entrará com uma representação no Ministério Público de Minas Gerais.

Segundo informações do site Uol, frequentadores de um fórum anônimo na internet ensinaram um passo a passo simples para invadir contas do Enem e mudar os cursos pretendidos por participantes na noite de domingo (29), pouco antes do fim do período de inscrições para o Sisu, às 24h do mesmo dia. Após ensinar a fórmula do ataque, o último passo do “tutorial” era: "Enjoe de ver o vestibulando maluco por ter seu curso trocado no último dia".

"Ontem à noite recebi mensagem de alguém que não conheço dizendo 'você foi vítima de uma fraude', mas achei que era montagem de gente ruim", contou a paraibana Tereza Gayoso, de 23 anos, que tirou nota mil na redação do Enem e teve seu curso de destino modificado. A jovem tentava vaga em medicina e teve inscrição alterada para o curso tecnológico de produção de cachaça no IFNMG. Outra vítima, Thales Voltolini, de 21, afirmou que buscava uma vaga em medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM ) e na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ambas em ampla concorrência, e teve sua opção modificada várias vezes ao longo do período de inscrição.

 

(RG)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)