(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comitê do Rio Doce defende que proibição de pesca seja mantida até análise

IEF suspende captura profissional de qualquer espécie na parte mineira do rio. Meta é permitir recuperação da fauna aquática atingida por rejeitos da Barragem do Fundão


postado em 02/11/2016 06:00 / atualizado em 02/11/2016 07:37

Peixes mortos no Rio Doce após rompimento da barragem da Samarco, ocorrido em 5 de novembro de 2015: portaria do IEF amplia proibição de pesca profissional prevista na piracema(foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press - 10/11/15)
Peixes mortos no Rio Doce após rompimento da barragem da Samarco, ocorrido em 5 de novembro de 2015: portaria do IEF amplia proibição de pesca profissional prevista na piracema (foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press - 10/11/15)
Quase um ano depois do rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (Região Central de Minas), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) decidiu proibir por tempo indeterminado a pesca profissional na parte mineira da bacia do Rio Doce. O objetivo da medida, publicada ontem no Minas Gerais, diário oficial do estado, é permitir a recuperação do rio e da ictiofauna – conjunto das espécies de peixes da bacia. Durante o período de proibição, ficam permitidas apenas a pesca científica devidamente autorizada e a pesca amadora, desde que na modalidade conhecida como “pesque e solte”.

A recomendação para limitar a pesca na parte mineira do Rio Doce foi feita há sete meses pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a partir de pedido de pescadores da Colônia Z-19, que abrange área de Ponte Nova a Aimorés. O documento ressaltava à época que, por causa dos rejeitos provenientes da Barragem de Fundão, o Rio Doce apresentava alterações nas características hídricas e piora na qualidade da água, o que afetava a fauna aquática. A estimativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é de que a contaminação pelos rejeitos da barragem da mineradora Samarco tenha provocado a morte de 11 toneladas de peixes no Rio Doce.

Na parte capixaba do Rio Doce, a pesca profissional está proibida desde fevereiro, por decisão da Justiça Federal em ação movida pelo Ministério Público Federal. Sobre a decisão de limitar a pesca em Minas nove meses depois do Espírito Santo e sete meses após a recomendação do MPMG, o IEF informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o prazo foi necessário para “análises criteriosas dos impactos socieconômicos em uma bacia grande e de relevância para o estado”.

ESTUDOS Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Leonardo Deptulski, a decisão não foi tardia. “Tivemos logo depois de novembro (mês da tragédia) a proibição da pesca no rio devido à piracema (período de reprodução das espécies). Logo em seguida, foi pedido um posicionamento sobre a situação”, comentou.

Deptulski defende que a proibição seja mantida até que estudos indiquem o contrário. “A pesca havia sido proibida no mar e não havia um posicionamento oficial sobre a pesca na calha do Rio Doce. A suspensão ajuda a garantir a recuperação das espécies atingidas e deve valer até que se tenha segurança a partir de análise da saúde dos peixes”, disse.

Segundo o IEF, a portaria só será revista caso estudos técnicos e científicos comprovem a recuperação populacional das espécies do Rio Doce. A portaria que proíbe a pesca profissional no Rio Doce coincide com o início da piracema, quando parte da atividade é restringida, mas a norma publicada ontem é mais abrangente: protege não apenas espécies nativas, mas toda a fauna aquática da bacia, independentemente do tamanho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)