(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chef inglês diz que comeu melhor pão de queijo em SP e provoca reação de mineiros

Postagem de Jamie Oliver em rede social recebe respostas de internautas do estado e de outras localidades do país ressaltando que a autêntica quitanda é de Minas Gerais


postado em 29/09/2016 19:13 / atualizado em 29/09/2016 23:35

Chef diz que comeu melhor pão de queijo em padaria paulistana(foto: Reprodução/Facebook)
Chef diz que comeu melhor pão de queijo em padaria paulistana (foto: Reprodução/Facebook)
Comentário nas redes sociais do famoso chef e apresentador de programa culinário na tevê, o inglês Jamie Oliver, gerou ciúmes entre os mineiros e os apreciadores das delícias típicas do estado. Isso porque, em sua página no Facebook, o astro postou que o melhor pão de queijo que já comeu foi numa padaria em São Paulo (SP). De imediato, houve reação dos internautas brasileiros, muitos deles ressaltando que a autêntica quitanda está nas casas, bares, lanchonetes e restaurantes de Minas.

A discussão também ganhou espaço fora do mundo virtual, onde as opiniões se dividem, embora tradicionais produtores da iguaria lembrem que, se provar do pão de queijo das Gerais, Oliver não se esquecerá jamais.

“Ele fez esse comentário porque ainda não veio aqui comer o nosso pão de queijo. Temos o produto legítimo, sempre fresquinho, feito com queijo canastra e ovo caipira, sem qualquer tipo de essência”, diz a supervisora, Maria Fernanda, da loja Dona Diva Café e Quitandas, há oito anos no Mercado Central, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Post nas redes sociais provocou reação de mineiros(foto: Reprodução/Facebook)
Post nas redes sociais provocou reação de mineiros (foto: Reprodução/Facebook)


Márcia Nunes, filha da dona de restaurantes Dona Lucinha e autora, com a mãe, do livro História da arte da cozinha mineira, parte do princípio de que gosto não se discute. Estudiosa da gastronomia mineira, Márcia conta que é muito difícil determinar a data exata ou o local onde nasceu o pão de queijo, sabidamente dos tempos coloniais. “Um produto tradicional surge onde há fartura dos ingredientes. E o pão de queijo resulta da mistura de polvilho, gordura, sal, ovos, leite e queijo”, ensina.

No post que gerou o embate, Oliver escreveu: “os pães de queijo, essas crocantes bolinhas de massa com um irresistível sabor de fazenda, são comidos de manhã ou como lanche no Brasil inteiro. O segredo para este petisco irresistível é a farinha de mandioca (polvilho azedo), que dá aos bolinhos uma textura inigualável. Os melhores que experimentamos foi em uma padaria minúscula em São Paulo, e gostamos de acreditar que nossa receita chega bem perto”. Mesmo não sendo mineira, uma internauta deu o troco. “Não sou mineira, mas o melhor pão de queijo que já comi é o mineiro, com queijo canastra, que só é encontrado em Minas. Pão de queijo feito em São Paulo? Só se o dono da padaria for mineiro e se usar ingredientes from Minas Gerais”. 

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)