(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte registra o dia mais seco do ano com umidade relativa do ar em 13%

O valor é considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode trazer riscos a saúde. Frente fria pode trazer chuva no fim de semana


postado em 18/08/2016 16:37 / atualizado em 18/08/2016 18:25

Os índices em Belo Horizonte ficaram abaixo dos 30 % em todas as regiões(foto: Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)
Os índices em Belo Horizonte ficaram abaixo dos 30 % em todas as regiões (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)

A chuva do início da semana em Belo Horizonte colocou fim a um longo período de estiagem e aliviou o calor por pouco tempo. Os moradores da capital mineira voltaram a sofrer com temperaturas altas e a baixa umidade relativa do ar. A cidade registrou nesta quinta-feira o menor índice do ano, 13%. O valor é considerado estado de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode trazer riscos a saúde. Uma frente fria que chega no fim de semana no estado pode trazer esperança de precipitações.

O valor mais baixo de umidade relativa do ar nesta quinta-feira foi registrado por volta das 14h na estação da Pampulha. “No horário mais quente do dia, foi 13%. Porém, variou bastante. Para você ter uma ideia, no mesmo local na parte da manhã estava 81% e no fim da tarde já tinha caído para 20%. Na região do Cercadinho, foi 15%, e na estação Santo Agostinho, 21%”, explica o meteorologista Jorge Moreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os valores superaram a mínima registrada neste ano em 18 de julho, quando a umidade relativa do ar chegou a 19%. Em 10 de agosto, a capital também registrou índices baixos. O valor chegou a 20%. A temperatura máxima também foi alta. Nesta quinta-feira, os termômetros marcaram 32,7ºC, dois graus a mais do que registrado na quarta-feira.

Segundo Jorge Moreira, a situação é comum. “Os valores baixos estão relacionados com a elevação da temperatura que ocorre sempre quando uma frente fria se aproxima tão rápida, o que está acontecendo agora”, disse. O alívio nos dias quentes e secos devem vir apenas no fim de semana. “Uma frente fria chega no litoral sul do Rio de Janeiro com tendência de se instalar até domingo. Temos até previsão de chuva para o encerramento da Olimpíada. A frente deve chegar em Minas na madrugada do sábado para domingo, com possibilidade de chuva. Na segunda-feira, teremos queda nas temperaturas”, completou.

A situação em BH também foi vivida em outras cidades mineiras, principalmente no Triângulo e no Norte de Minas. Em Campina Verde, a umidade relativa do ar também ficou em 13%, São Romão, 16%, Guarda Mor, Ituiutaba e Espinosa, 17%, Montes Claros e Governador Valadares, 18%.  Pelos padrões da OMS, a umidade do ar ideal é de 60%. A entidade recomenda a decretação de estado de atenção quando os índices ficam entre 20% e 30%. Entre 12% e 20%, é recomendado estado de alerta, e índices inferiores a 12% podem ser considerados estado de emergência sanitária.

Com o tempo seco, o período recomendado para a prática de atividades físicas é antes das 10h e após as 17h. Outras orientações são usar roupas leves, fazer refeições leves, incluindo frutas e verduras, usar sombrinha ou guarda-chuva para andar nas ruas no período mais quente. A hidratação deve ser reforçada nas crianças, com a ingestão de bastante líquido. Os idosos também exigem atenção, pois são suscetíveis a problemas respiratórios. Para reduzir as consequências do clima seco, a receita é investir na hidratação, consumindo muitos líquidos e lavando o nariz com soro fisiológico, além de hidratar a pele.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)