(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-deputado e candidato a prefeito de Neves é preso por porte ilegal de arma

A PM disse ter encontrado uma pistola 635, um soco inglês e um canivete no carro de Irani Barbosa. Para o filho do político, arma de fogo pode ter sido "plantada" depois que seu pai denunciou envolvimento de policiais militares na "máfia do reboque"


postado em 10/08/2016 21:12 / atualizado em 10/08/2016 22:04

Irani Barbosa, de costas, somente permitiu as buscas no seu carro com a presença do filho, o deputado estadual Iran Barbosa(foto: Divulgação/PMMG)
Irani Barbosa, de costas, somente permitiu as buscas no seu carro com a presença do filho, o deputado estadual Iran Barbosa (foto: Divulgação/PMMG)

O ex-deputado e atual candidato à Prefeitura de Ribeirão das Neves Irani Barbosa (PMDB) foi preso em flagrante no início da tarde desta quarta-feira, por porte ilegal de armas, e permaneceu por mais de oito horas na delegacia de plantão da cidade, até ser liberado mediante pagamento de fiança. De acordo com boletim de ocorrência (BO) da Polícia Militar, ele teria se envolvido em uma briga de trânsito e ameaçado um motociclista com uma arma.



A PM disse ter encontrado um soco inglês, um canivete com lâmina maior do que 10 centímetros e uma pistola calibre 635 no Toyota Hilux cor prata do político, que negou ser dono da arma de fogo. As buscas no veículo somente foram permitidas uma hora depois, pois Irani exigiu a presença do filho, o deputado estadual Iran Barbosa (PMDB). O filho disse que filmou as buscas e suspeita que a arma tenha sido “plantada” no carro do pai, que estaria denunciado o envolvimento de militares de Ribeirão das Neves no que ele chama de “máfia do reboque”.

De acordo com a PM, um motociclista de uma operadora de TV a cabo discutiu com Irani no trânsito e o denunciou por ameaça com arma de fogo. A denúncia foi feita em uma companhia da PM de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Irani, segundo o BO, chegou à unidade policial logo depois e não permitiu as buscas em sua Toyota Hilux, alegando ser um homem influente. Depois, de acordo com a PM, ele teria dito que somente abriria seu carro na presença do filho, o atual deputado Iran Barbosa, que chegou com advogado, cerca de uma hora depois.

No carro, os militares disseram ter encontrado um soco inglês e um canivete, no console da porta. Em um compartimento fechado, entre os bancos dianteiros e traseiros, havia uma pistola calibre 635. Irani, segundo o BO, admitiu ser dono apenas do soco inglês e do canivete, mas negou ser proprietário da arma de fogo.

Os PMs deram voz de prisão em flagrante ao ex-deputado, por porte ilegal de arma, e foram lidos todos os direitos constitucionais, segundo o BO. Em seguida, o ex-deputado foi levado para a delegacia de plantão de Ribeirão das Neves e liberado oito horas depois, mediante pagamento de fiança.

O fato ocorreu por volta do meio-dia, na Rua Maria Amélia, Centro de Justinópolis. Os PMs disseram que estavam em frente à 204ª Companhia do 40º Batalhão, se preparando para serviços operacionais, quando foram abordados pelo motociclista denunciando o motorista de uma Toyota Hilux prata que estava armado e que o teria ameaçado. O deputado também parou seu carro no local, desceu do veículo e trancou as portas, segundo o BO.

Os PMs disseram ter dado ordem ao ex-deputado para abrir o veículo, para as buscas, mas Irani teria negado, dizendo que somente permitiria com a chegada do filho. A confusão reuniu vários curiosos no local.

A PM informou que arrolou duas testemunhas no local para acompanhar as buscas no veículo e que elas testemunharam o encontro da arma de fogo e dos demais objetos. Ainda de acordo com a PM, Irani Barbosa disse que não é dono da pistola e que por isso não tem registro da mesma.

OUTRO LADO Irani Barbosa permanecia na delegacia até a noite desta quarta. O filho falou por ele ao em.com. Segundo o filho, o pai o acionou por volta das 12h para uma ocorrência “bastante suspeita”. Disse que o pai estava no comitê de campanha dele, ao lado da companhia da PM, quando, de repente, 15 PMs cercaram o carro dele falando que um motoqueiro o havia denunciado por ameaça com arma de fogo. “Quando a gente pergunta para a PM quem é esse motoqueiro, eles não sabem informar. Nem mesmo fizeram um BO com esse motoqueiro denunciando”, disse o filho.

Iran disse ter registrado em vídeo as buscas da PM no carro do pai. “O policial que está fazendo a revista faz um movimento bastante suspeito como se tivesse plantando lá a arma que ele iria encontrar logo em seguida”, disse o deputado, que afirma ter entregue seu vídeo à Polícia Civil para perícia e que também pediu exame de impressão digital na pistola, para provar que seu pai não teve contato com a mesma. “Vamos tomar as medidas cabíveis”, afirmou.

Ainda de acordo com o deputado, seu pai vem denunciando envolvimento de PMs de Ribeirão das Neves no que ele chama de "máfia do reboque". Disse que há documentos mostrando que o número de carros rebocados em Neves aumentou de 250 por ano para mais de 160 veículos por dia. “Levando em conta os fatos de meu pai denunciar essas irregularidades e ser candidato a prefeito na cidade, não me assustaria se meu vídeo vier a provar que essa arma foi colocada de maneira irregular dentro do carro”, disse Iran Barbosa.

De acordo com as denúncias sobre a "máfia do reboque", algumas em vídeos, segundo o deputado Iran Barbosa, PMs fazem blitze não organizadas, em locais aleatórios, em busca de irregularidades mínimas nos carros da cidade para que esses veículos fossem rebocados. Os PMs receberiam um percentual sobre o valor de reboque e de permanência dos veículos em pátios particulares. Segundo Iran, as denúncias serão apresentadas ao Ministério Público e à Assembleia Legislativa de Minas.

 

A PM diz ter registrado BOs contra o filho do candidato por desacato e calúnia a servidor público em serviço. O comando do batalhão da PM divulgou nota parabenizando os miitares envolvidos na ocorrência pela "postura, compostura, equilíbrio e senso de legalidade demonstrados".

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)