(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Repórter do EM atravessa noites como sem teto e presencia gestos de solidariedade

Na rua, tudo é compartilhado, fortalecendo rede contra a violência e evitando confiscos


postado em 03/07/2016 11:00 / atualizado em 05/07/2016 11:56

Desde os 15 anos, Elisa Santos Soares conviveu com a violência sexual dentro de sua casa. Hoje, aos 42, a mulher, natural de Conceição do Mato Dentro, na região Central de Minas, recorda dos ataques que sofria de companheiros da mãe alcoólatra, na cidade natal e, depois, quando vieram para Belo Horizonte. “Minha única opção de fugir disso tudo foi ir para a rua. Sinto como se tivesse nascido e crescido na rua. Hoje, me dói a solidão. Nunca senti como é ter uma família, estar no meio de pessoas que gostam de você e não de pessoas estranhas de quem você tem medo”, desabafa. Elisa é uma das mais de 70 pessoas que se deitam numa linha compacta sob cobertores nas calçadas da Rua dos Tamoios, no Centro de BH, uma das maiores aglomerações de moradores de rua da capital mineira. Mas, em meio a essa trajetória violenta, a mulher ainda encontra na rua gestos de solidariedade. Enquanto perambulava procurando algum tecido para se aquecer na noite de quarta-feira, recebeu um cobertor novo, ainda fechado no plástico, de um senhor também em situação de rua. “Ganhei um (cobertor) ontem, está sobrando, guardei, porque sempre aparece alguém que está precisando. E estou passando para ela”, disse Paulo Roberto Ribeiro Barbosa, de 47, natural de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

A colaboração e a solidariedade entre os dois é uma política comum às colônias de pessoas que pernoitam nas calçadas e praças de Belo Horizonte. Um pilar de confiança, que ajuda a manter a insegurança e o desconforto do calçamento duro e frio em níveis aceitáveis, para muitos condições melhores do que as encontradas nos abrigos públicos. Nas aglomerações – ou malocas, como seus ocupantes as chamam – das ruas do eixo Bairro Funcionários (Centro-Sul) e região hospitalar, cada doação que chega é compartilhada entre essas habitações. Percorrendo os pontos pela Avenida Brasil como se também estivesse nas ruas, a reportagem do Estado de Minas acabou provando da hospitalidade mineira à moda da rua. Impossível chegar numa das áreas ocupadas por lavadores de carros, flanelinhas e pedintes sem receber ofertas de potes de sopa, pacotes de panetone, sacos de pães, pratos de marmita, garrafas d’água, cobertores, roupas entre outros. “A gente ajuda um ao outro porque estamos no mesmo barco”, resume Elisa, satisfeita com o cobertor que recebeu.

Solidário, Paulo Roberto Barbosa doou um cobertor que acabara de ganhar de presente para uma pessoa que precisava de agasalho(foto: Sydney Lopes/EM/D.A Press)
Solidário, Paulo Roberto Barbosa doou um cobertor que acabara de ganhar de presente para uma pessoa que precisava de agasalho (foto: Sydney Lopes/EM/D.A Press)

 

Confiança As trocas, contudo, ocorrem numa relação de confiança. “Se vacilar na pista (quebrar as regras), a gente bota para andar (manda ir embora). Na rua tem muita violência, mas muita gente que se ajuda. E tem de ser assim, porque tem muito skinhead que pia (aparece) no inverno, quando a gente se junta para se aquecer. Quase botaram fogo em mim”, conta a carioca Patrícia, de 33, que vive na Rua Bernardo Monteiro com outras 12 pessoas em situação de rua. A doação acaba sendo também uma estratégia de manter os artigos em circulação. “Não adianta a gente guardar as coisas. A prefeitura diz que não, mas os guardas municipais tomam o que temos. A gente até tenta esconder nos bueiros, mas depois que perde, fica difícil conseguir roupas, cobertores, panelas e outras coisas de novo”, relata Célio Nascimento Santos, de 43, natural de Roraima.

Os sem teto que dormem na calçada da Avenida Brasil compartilham alimentos e trocam conversas antes de a madrugada chegar trazendo o frio intenso(foto: Jair Amaral /EM/D.A Press)
Os sem teto que dormem na calçada da Avenida Brasil compartilham alimentos e trocam conversas antes de a madrugada chegar trazendo o frio intenso (foto: Jair Amaral /EM/D.A Press)
Um espanhol de 51 anos que vive há cinco anos nas ruas de BH, mas pede para não se identificar porque ainda tem esperança de se reerguer, afirma nunca ter sofrido como nas ruas da capital mineira. “Minha sorte foi entrar num grupo que me aceita e me protege. Nunca vi uma situação de rua tão dramática como a de Belo Horizonte”, disse. Outro companheiro, do Vale do Jequitinhonha, de 48, diz que desde 2010 entra e sai das ruas. “Sem emprego fixo e moradia, você não consegue guardar dinheiro e acaba tendo para viver apenas a rua ou os lugares longes, cheios de bandidos e onde não há trabalho”, afirma.

Prova de resistência na madrugada

O castigo do vento frio sapecando a pele pela malha de algodão serviu para ser aceito entre as pessoas que passam a noite na Praça Raul Soares, no Centro de BH, uma forma de ter uma experiência próxima à de outras 40 que o fazem por falta de opção. Foi assim, pedindo para compartilhar o calor de uma fogueira e entre garfadas numa panelada de mandioca e cebola fritas, que o casal de idosos Sônia e Sérgio me contou como as coisas funcionam na praça. “Aqui, todo mundo tem seu canto. Ninguém bole (incomoda) com o outro, senão a gente manda ir embora”, afirmou Sandra. Mesmo alimentado, tinha de continuar comendo o que me ofereciam, pois mais do que gentileza isso era um conselho: “Para aguentar a madrugada fria, meu filho, a gente precisa comer coisa quente e de sal. É isso que sustenta, que te faz aguentar”, ensinou Sérgio.
Ganhei uma folha de papelão para servir de isolante térmico sobre a grama, mas, sem um cobertor, o vento era insuportável, mesmo com quatro camadas de roupas. Por sorte, recebi um cobertor doado por religiosos – que mais tarde doei a outra pessoa. Inexperiente, descobri da pior forma que não se deita perto das árvores, pois elas demarcam o banheiro das ruas. Por volta de 22h, o movimento cai muito. Observava a maioria dos moradores já encolhidos em seus cobertores e defesas de caixas de papelão.

Apenas um grupo ainda rodeava uma fogueira na parte alta. Mas o frio e o estado de alerta contra a violência me mantiveram acordado. Durante a madrugada, não suportei o ar gélido e tive de perambular pela praça, o que me valeu uma mordida na perna de Leão, o cachorro de uma das moradoras de rua, que depois se desculpou pelo ato do animal. Pelo menos as presas não perfuraram o cobertor e a calça jeans. O dia nasceu iluminando o Conjunto JK. O corpo doído e frio era prova de que só resistência e solidariedade para se suportar a vida nas ruas de BH.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)