SIGA O EM

Samarco faz empréstimo bancário e paga salário de funcionários em Mariana

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 30/11/2015 15:49 / atualizado em 30/11/2015 15:56

Paulo Henrique Lobato - Enviado especial

Mariana – Depois de a Justiça em Mariana bloquear R$ 300 milhões nas contas da Samarco, o que levou a mineradora a anunciar o atraso no pagamento de fornecedores e funcionários, a empresa recorreu a um empréstimo num banco privado e quitou a primeira parcela do décimo-terceiro salário dos cerca de 2 mil colaboradores em Mariana. A companhia, que em 2014 obteve um lucro liquido de R$ 2,8 bilhões, também efetuou o depósito do salário de novembro para, aproximadamente, 90% dos funcionários.

“Trata-se dos colaboradores que recebem os salários em contas nesse mesmo banco. Os demais funcionários têm contas em outras instituições financeiras, mas a empresa está tentando o mesmo tipo de empréstimo”, informou Ronaldo Bento, presidente do Metabase, o sindicato que representa a maioria dos funcionários da mineradora na cidade histórica.

O Metabase solicitou formalmente a Samarco o adiantamento da segunda parcela do décimo-terceiro, que precisa ser depositada pelo empregador até 20 de dezembro, conforme determina a legislação trabalhista. O pedido, justificou ele, é uma precaução quanto a rumores de que a empresa pode atrasar a obrigação. Procurada, a Samarco não comentou as informações do Metabase.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600