(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comunidade indígena reivindica solução devido à contaminação de 'rio sagrado'

Comunidade Krenak, de Resplendor, cobra abastecimento de água em 24 horas, "sob pena de tomar providências cabíveis". Além de ser considerado entidade sagrada, o Rio Doce é a principal fonte de subsistência dos índios


postado em 11/11/2015 20:05 / atualizado em 11/11/2015 20:19

A comunidade indígena Krenak, de Resplendor, elaborou um documento em que cobra providências para a descontaminação do Rio Doce (Uatu), que considera sagrado. A comunidade também está sem água e sem recursos para caça. Além de ser considerado entidade sagrada, o Rio Doce é a principal fonte de subsistência dos índios.

No documento, o grupo Krenak relata que mantém uma relação espiritual com o rio e acrescenta que, diante de todo o desastre, exige que os responsáveis tomem medidas urgentes também com relação ao abastemento de água na aldeia, com reservatório para cada família.

"Sabemos também que os problemas causados com o rompimento dessa barragem irão permanecer ao longo de muito anos. Nossos peixes estão todos mortos, nossas caças estão ficando doentes e nossa flora toda destruída e contaminada com os rejeitos e substâncias tóxicas laçados em nosso Rio Doce", diz o documento.

E a comunidade acrescenta: "Diante de todo o desastre causado pela Samarco/Vale e BHP exigimos que sejam feitos projetos voltados para caça, pesca, planta e tudo o que envolve a vida do povo Krenak, uma vez que o Rio Doce está presente em todos os aspectos do nosso povo. Também exigimos indenização por danos morais causados à nossa cultura e religião".

Ainda conforme o documento, o abastecimento de água deve ser feito o mais urgente possível. A comunidade dá prazo de 24 horas, sob pena de tomar as providências cabíveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)