SIGA O EM

Lama chega a Valadares e prefeitura suspende captação de água no Rio Doce

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/11/2015 14:43 / atualizado em 10/11/2015 12:38

Pedro Cerqueira

O Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, suspendeu às 13h desse domingo a coleta de água do Rio Doce, contaminada pela lama de rejeitos das barragens da Samarco em Mariana, na Região Central de Minas, na quinta-feira. De acordo com Vilmar Rios, diretor-adjunto do SAAE do município, a interrupção na coleta foi determinada logo que a água do rio começou a apresentar coloração mais escura.

O SAAE coletou e analisou a água ainda antes de chegar ao município. Eles concluíram que o nível de contaminação é alto, o que impede o tratamento até que a lama se dilua e passe. Vilmar Rios acrescentou que uma segunda leva de lama, ainda mais densa, vai passar pela cidade nas próximas horas. Depois, na terceira e última etapa, a quantidade de lama diminuirá, mas a água continuará turva e escura. Não há previsão para a retomada da captação de água do Rio Doce, por isto a Prefeitura de Governador Valadares pede para que a população economize água.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600