(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casal é preso em Vespasiano por forjar sequestro de paraguaia para extorquir família

Polícia Civil chegou até os suspeitos depois de receber informações das autoridades do Paraná. Dois homens ainda são procurados por participarem da farsa


postado em 15/04/2015 17:11 / atualizado em 15/04/2015 17:54

Imagem enviadas pelos criminosos para enganar o irmão da suposta vítima(foto: Polícia Civil/Divulgação)
Imagem enviadas pelos criminosos para enganar o irmão da suposta vítima (foto: Polícia Civil/Divulgação)
Gravação de voz de uma mulher desesperada pedindo ajuda. Imagem dela cabisbaixa com as mãos para trás, como se estivesse amarrada. Essas artimanhas fazem parte do roteiro da trama de um falso sequestro que foi descoberto pela Polícia Civil. A paraguaia Yessica Carolina Godoy Vilalba e o namorado, Claudiney Avelar Monteiro da Silva, enviaram mensagens para o irmão da garota como se ela tivesse sido raptada no Brasil. A intenção era extorquí-los. Porém, o casal foi preso em Vespasiano, na Grande BH, depois que o Ministério Público do país vizinho denunciou o caso às autoridades brasileiras. Outras duas pessoas ainda são procuradas por causa do crime.

Claudiney Silva conheceu Yessica em uma de suas viagens ao Paraguai. O homem, conforme as investigações, vai ao país, constantemente, para comprar produtos eletrônicos e suplementos alimentares para academia. O casal começou a manter um relacionamento e o suspeito passou a adquirir as mercadorias com o irmão da mulher, chamado de Félix.

Na última semana, Claudiney foi até o Paraguai com dois amigos e procurou por Félix. “Ele deu R$ 4 mil para o irmão da mulher relativos à compra de produtos eletrônicos. Já os comparsas pediram para o homem intermediar uma negociação de arma. Félix, então, apresentou um traficante a eles. A dupla pagou R$ 10 mil de entrada e pagariam o restante quando o armamento chegasse”, explicou o delegado Rodolpho Tadeu Machado, da 3ª Delegacia de Vespasiano do Morro Alto, responsável pelo caso. Porém, a carga não chegou e o dinheiro ficou retido.

Foi assim que a trama do falso sequestro começou. Segundo a Polícia Civil, Claudiney ligou para Yéssica cobrando o dinheiro que os amigos haviam pago. “Ela falou para ele não se preocupar, que iria resolver a situação como prova de amor”, diz o delegado. A mulher veio para o Brasil, onde se encontrou com o companheiro e os amigos dele.

No dia seguinte à chegada de Yéssica ao Brasil, o irmão dela começou a receber mensagens de áudio e fotos que foram usadas para forjar o sequestro. Em um dos áudios, um homem se passa pelo sequestrador e manda a mulher falar com Félix. A mulher diz: “Cara, paga logo para eles. É por sua culpa que estou aqui, seu idiota. Paga logo para eles senão vou morrer, cara”. Ouça o áudio abaixo.



Desesperado, Félix procurou o Ministério Público paraguaio que, depois, acionou a Polícia Civil do Paraná. “Os policiais trabalharam bem e nos enviaram informações de que o suposto cativeiro seria no Bairro Morro Alto, em Vespasiano. Conseguimos chegar até o casal e fizemos a prisão”, diz o delegado. Ao serem detidos em flagrante, os suspeitos negaram o crime, porém, acabaram confessando o falso sequestro.

A polícia tenta, agora, chegar até os amigos de Claudiney. “Já conseguimos identificá-los. O advogado já entrou em contato com a delegacia querendo marcar uma data para eles prestarem depoimento”, diz Machado. As investigações sobre o tráfico internacional de armas devem prosseguir com agentes do Departamento de Operações Especiais (Deoesp). Os presos vão responder por extorsão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)