(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mesmo com ILS ligado, Aeroporto de Confins tem o maior número de atrasos de voos do país

O aeroporto ficou fechado por duas horas e vinte minutos na manhã deste sábado. Até 19h, 18 voos foram cancelados e outros 51 apresentaram atrasos


postado em 28/02/2015 12:30 / atualizado em 01/03/2015 16:59

As salas de embarque ficaram lotadas de passageiros(foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)
As salas de embarque ficaram lotadas de passageiros (foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)

O mau tempo fechou o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por aproximadamente 2 horas e vinte minutos neste sábado. Tempo suficiente para causar transtornos para os passageiros. Segundo o Boletim Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), divulgado às 19h, 18 voos foram cancelados, e 51 apresentaram atrasos, o que corresponde a quase metade das viagens programadas até o horário.

A forte neblina que atingiu o terminal fechou o aeroporto às 5h43. De acordo com a BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, ele foi reaberto as 8h02. Porém, operou por aparelhos até 9h30, quando a situação do tempo melhorou.

O tempo foi suficiente para provocar atrasos e cancelamentos de voos. Conforme a Infraero, das 111 viagens programadas até 19h, 18 foram canceladas e outras 51 sofreram atrasos. A situação foi crítica mesmo com o aparelho que ajuda os pilotos nos pousos em caso de condições meteorológicas ruins, ILS (sigla em inglês para sistema de pouso por instrumentos) ligado.

A situação de Confins também prejudicou o andamento em aeroportos no interior de Minas. Por meio do Facebook, o perfil do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros, informou que vários voos tiveram atrasos e aeronaves tiveram que mudar a rota por causa do problema.

Passageiros ficaram irritados com a situação nesta manhã. Funcionários das companhias aéreas informaram que o terminal ficou sem teto por causa do mau tempo. Uma das prejudicadas foi a jornalista Ana Carolina de Almeida Nascimento, de 25 anos. Ela estava com uma viagem marcada para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, porém, a Tam transferiu o pouso para o Galeão. A jovem namora um homem que mora próximo ao Santos Dumont e que iria buscá-la, porém, a companhia aérea informou que não vai arcar com o transporte de um terminal para o outro. “Pesquisei na Internet e ainda tenho dúvidas sobre o pagamento do transporte. Eles alegam que não fazem o pagamento por causa do mau tempo, mas acho que tenho esse direito”, questionou.

Família ficou revoltada por causa da situação do aeroporto(foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)
Família ficou revoltada por causa da situação do aeroporto (foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)


A mesma dúvida atingiu Alice Bernardes, de 22 anos, Mário Bernardes, de 25, e Elizabete Bernardes, de 82. Quando ficaram sabendo sobre o fechamento do aeroporto e a posição da empresa aérea de não pagar o transporte entre os aeroportos do Rio de Janeiro, se revoltaram. A mais nervosa é Alice que tirou apenas quatro dias de férias para aproveitar a capital carioca e não sabe o horário que vai embarcar.

Por volta das 7h15, funcionários das empresas aéreas começaram a chamar os passageiros. Eles informaram que as condições meteorológicas melhoraram e que os clientes aguardariam na aeronave pela decolagem.


Em nota, a Tam informou que devido ao mau tempo do aeroporto, o voo 3753 (Confins – Rio de Janeiro/Santos Dumont), que partiria às 7h04, foi cancelado e os passageiros foram reacomodados no voo 3385 (Confins – Rio de Janeiro/Galeão), que decolou às 8h05, chegando ao destino às 8h52. A companhia esclarece que segue rigorosamente todas as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que regem as práticas do setor aéreo e o código de defesa do consumidor.

Temporal

Nessa sexta-feira, os passageiros também enfrentaram problemas no terminal. O temporal que atingiu BH e a região metropolitana causou transtornos no local. Goteiras se espalharam pelo saguão inferior e superior. Vários locais foram isolados e funcionários montaram uma força-tarefa para limpar o terminal.

Painel de partidas do aeroporto mostra os voos atrasados(foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)
Painel de partidas do aeroporto mostra os voos atrasados (foto: Jociane Morais/EM/D.A.Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)