(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itaguara é a terceira cidade mineira a cancelar o carnaval por causa da seca

A prefeitura alega que esta é a 'mais grave crise hídrica da história'. Oliveira e Itapecerica também não terão festa pelos mesmos motivos


postado em 22/01/2015 15:49 / atualizado em 22/01/2015 16:15

As tradicionais festas de carnaval no interior de Minas estão cada vez mais ameaçadas em decorrência da seca que atinge o estado e a Região Sudeste. A Prefeitura de Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anunciou, nesta quinta-feira, que o município não terá a folia este ano. Segundo a administração municipal, esta é a “mais grave crise hídrica da história”. Com ela, já são três cidades que cancelaram as festas por causa da longa estiagem.

Em comunicado publicado no site da prefeitura, assinada pela prefeito Alisson Diego Batista Moraes, e o vice-prefeito Anderson Rodrigues Caetano, o município alerta para a escassez de água. “Vivenciamos uma clara possibilidade de racionamento de água, o que se agravaria durante os dias de festividade, uma vez que nosso tradicional carnaval, Itaguara Folia, atrai grande número de turistas e foliões de toda a região e até do Estado”, diz o documento.

Outro ponto questionado pela prefeitura é que o público no município pode aumentar consideravelmente devido ao cancelamento das festas em municípios vizinhos.

A prefeitura ressaltou que, junto ao Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae), está fazendo uma obra para ampliar a Estação de Tratamento de Água (ETA) no município, o que vai aumentar a capacidade de 15 litros para 40 litros por segundo. A intervenção custará R$ 700 mil e está prevista para terminar em abril deste ano.

Outras festas canceladas

A crise hídrica também atinge outros municípios mineiros. Nessa quarta-feira, a Prefeitura de Itapecerica cancelou a folia na cidade. Em um comunicado, alegou que a medida é para evitar o desabastecimento de água, que poderia ocorrer por causa da presença do grande número de turistas. A administração municipal alegou que o cancelamento é para evitar que o racionamento volte. Em setembro e outubro do ano passado, algumas casas ficaram sem receber água por até 12 dias.

Outra cidade a cancelar a folia foi Oliveira, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. O município tem 41 mil habitantes e chega a receber 15 mil turistas para a folia. O secretário municipal de Cultura, Cássio Silva, afirma que a vazão do rio que abastece a cidade está muito baixa, pior do que no ano passado. Em 2014, faltou água durante o carnaval.

Em Abaeté, também no Centro-Oeste, onde o carnaval de rua é tradicional, está sendo feita uma campanha para que a população não desperdice água. Na Região central do estado, a Prefeitura de São João del-Rei pretende fazer plano de contingência para enfrentar a estiagem. Em Diamantina, o trabalho de conscientização se intensificará com a chegada dos turistas.

Ouro Preto, uma das cidades que mais recebe foliões de outros estados, já se prepara para um carnaval sem água, caso não chova nos próximos dias. Enquanto isso, a prefeitura começou um sistema de rodízio para abastecimento nos bairros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)