(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itapecerica é a segunda cidade de Minas a cancelar carnaval por causa da seca prolongada

Escassez de água e possibilidade de racionamento foram as alegações da prefeitura do município para suspender a folia. Oliveira já havia adotado a medida


postado em 21/01/2015 23:16 / atualizado em 22/01/2015 08:35

Um dia depois da Prefeitura de Oliveira, na Região Centro-Oeste, cancelar o carnaval por causa da longa estiagem, mais um município de Minas Gerais adota a drástica medida para evitar o desbastecimento de água. Na noite desta quarta-feira, a Prefeitura de Itapecerica, também no Centro-Oeste, comunicou a suspensão do “Carnaval Itabeleza 2015”.

Em nota, a prefeitura justificou que a vinda de um grande número de turistas para a cidade poderia desencadear uma séria crise de desabastecimento de água tratada para os moradores do município.  As razões são a severa estiagem, a escassez de água e o risco de racionamento pelos próximos períodos. Em setembro e outubro do ano passado, algumas casas ficaram sem receber água por até 12 dias, de acordo com o secretário jurídico da Administração Municipal.

O cancelamento da folia em Itapecerica, de acordo com a prefeitura, foi decidido após reuniões com representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e de recomendação do Ministério Público da cidade. A festa costuma atrair cerca de 10 mil foliões.

A prefeitura usou sua página no Facebook para informar o cancelamento da festa, e o comunicado dividiu a opinião dos moradores.

Cidades apostam na conscientização durante a folia

Em Abaeté, também no Centro-Oeste, onde o carnaval de rua é tradicional, está sendo feita uma campanha para que a população não desperdice água. Na Região central do estado, a Prefeitura de São João del-Rei pretende fazer plano de contingência para enfrentar a estiagem. Em Diamantina, o trabalho de conscientização se intensificará com a chegada dos turistas.

(Com informações de Pedro Ferreira e Márcia Maria da Cruz)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)