(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Guardas municipais encerram protesto; Polícia Civil apura briga com militares

Dois inquéritos irão apurar as circunstâncias do tumulto entre guardas e policiais militares em que a servidora Lília Emiliano, 27 anos foi ferida com uma bala de borracha


postado em 16/01/2015 11:35 / atualizado em 16/01/2015 12:44

Guardas caminharam da sede da corporação até a porta da prefeitura. Na Praça da Estação se uniram aos agentes de saúde que estão em greve (foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)
Guardas caminharam da sede da corporação até a porta da prefeitura. Na Praça da Estação se uniram aos agentes de saúde que estão em greve (foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)

Os guardas municipais encerraram a passeata desta sexta-feira, que contou com apoio dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em greve desde 05 de janeiro. Cerca de 300 trabalhadores foram da Praça da Estação até a porta da prefeitura.

Os guardas fazem uma paralisação que será até 18h, quando servidores entram para o turno da noite e madrugada. Na próxima quarta-feira, os agentes farão assembleia, às 9h, para definir se haverá greve. Eles querem melhores condições de trabalho, principalmente a autorização para o uso de arma de fogo. As manifestações da Guarda começaram depois de uma confusão com militares na tarde de quinta-feira, em que a servidora Lília Emiliano, 27 anos foi ferida no rosto com uma bala de borracha.

Lília e outros quatro agentes faziam abordagens à pessoas que estavam oferecendo transporte irregular nas imediações da rodoviária de BH, quando o militar reformado Daleimar Ilário Moreira, de 47 anos, foi flagrado praticando a atividade irregular. Ele reagiu à abordagem de guardas com empurrões, chutes e acionou a PM. Quando os militares chegaram uma confusão se formou e houve o disparo.

A Polícia Civil instaurou dois inquéritos que irão apurar todas as circunstâncias do caso. O primeiro inquérito apura a conduta do policial militar reformado Daleimar, suspeito de fazer o transporte irregular. O segundo inquérito fará investigação paralela ao Inquérito Policial Militar (IPM) já instaurado pela PM para apurar a conduta do cabo Carlos Gustavo Pereira de Melo, de 37 anos, que teria efetuado um disparo e atingido a guarda municipal. Ele está à disposição da Justiça num quartel da PM. As Corregedorias da Guarda e PM acompanham as apurações.

REIVINDICAÇÕES A Prefeitura de Belo Horizonte informou, em nota, que ainda não recebeu pauta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) com as possíveis reivindicações. Segundo a PBH, não existe sucateamento de materiais permanentes, serviço e de consumo.

GREVE
Os agentes de saúde, que trabalham no combate à dengue e à febre chikungunya, cobram o pagamento do piso salarial de R$ 1.014, estabelecido em julho de 2014 pela lei federal 12994, e a inclusão dos profissionais no plano de carreira dos servidores da saúde. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que já paga um salário cujo piso é maior em relação ao que determinada a legislação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)