
Um casal de russos, sem dizer uma palavra em português ou inglês, sai resmungando por não poder fotografar o interior da igreja. Já os defensores públicos de Belém (PA), Edernilson Barroso e Janice Silva, na companhia de um guia de turismo, preferem passar longo tempo observando os detalhes. “É a primeira vez que visitamos Minas e, confesso, nem dormi direito a noite passada. Hoje estou ficando com torcicolo”, contou baixinho Janice, adiantando que o casal seguiria para São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, no dia seguinte. “Vai ser noite em claro de novo, mas vale a pena, pois tudo aqui é magnífico. Este forro nos surpreendeu, assim como todo o acervo do Mestre Ataíde”, acrescentou Edernilson.
Em família
Reza a tradição oral que Ataíde retratou a Virgem de Porciúncula, pintura que muitos chamam de Assunção de Nossa Senhora, com o rosto da amásia dele, Maria Raimunda, com quem teve dois filhos – as crianças seriam os anjos músicos. “O artista era branco, autodidata, filho de português e brasileira, enquanto a mulher era mulata. É tudo perfeitamente crível! Embora muita gente desconheça, Ataíde foi militar, atuando como alferes de cavalaria. Foi na Igreja de São Bartolomeu, no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, que ele começou a pintar, nos momentos de folga. Infelizmente, essa, uma das primeiras obras documentadas do artista, está encoberta por camadas de tinta”, afirma o professor, explicando que existe um projeto para restaurar o templo.

“As pinturas do altar também são de Ataíde, assim com as laterais apresentando a vida de Abraão, onde predomina o tom azul”, mostra o professor Alex, ressaltando que o artista marianense era considerado o melhor da Capitania de Minas. “Muitas vezes, ao ser contratado pelas irmandades religiosas, responsáveis pelas construções das igrejas e capelas naqueles tempos, ele se apresentava como pintor e arquiteto. Aliás, basta ver as colunas em perspectiva para entender que ele entendia do assunto.”
Missal

Ao pesquisar documentos antigos, o professor achou missais e Bíblias em arquivos e museus mineiros, detectando um fato curioso: alguns deles estavam sem páginas. Ao fazer o mesmo tipo de estudo em Antuérpia, na Bélgica, ele encontrou os mesmos livros completos. Isso permitiu verificar que telas e pinturas de igrejas, capelas e museus tinham aqueles desenhos antigos como referência, com adaptações”, afirma o professor, que localizou também gravuras esquadrinhadas pelos artistas. Em Ouro Preto, os visitantes podem se deslumbrar com outras marcas do talento de Ataíde, que estão na Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, no Bairro Cabeças, e na Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
