(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

À espera de recursos, igreja clama por reforma


postado em 08/12/2014 06:00 / atualizado em 08/12/2014 08:32

Forro da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos precisa de urgente restauração(foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Forro da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos precisa de urgente restauração (foto: Cristina Horta/EM/D.A Press)
Em Mariana, terra natal do mestre, o forro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Bairro do Rosário, clama por restauração. No forro da capela-mor do templo está a pintura da Assunção de Nossa Senhora, com desprendimento da policromia, perda de madeira e outros danos que entristecem os fiéis e o titular da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, padre Luiz Cláudio Vieira. “Estamos desesperados com a situação, aguardando os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Os projetos foram aprovados em todas as instâncias e até hoje nada”, afirma o padre. Segundo a Prefeitura de Mariana, o dinheiro ainda não foi repassado à municipalidade. A Catedral da Sé e o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra também guardam parte do acervo do Mestre Ataíde, assim como em Belo Horionte, no Museu Mineiro, estão seis telas doadas por um colecionador.

O artista plástico Elias Layon, com cinco décadas de experiência e dono de ateliê na Praça de São Pedro dos Clérigos, no Centro Histórico, resume os trabalhos de Aleijadinho e Ataíde: “Os dois fizeram uma simbiose perfeita. Ataíde é o lado cromático de Aleijadinho. Os dois se complementaram em bela harmonia, e o melhor exemplo está na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.” Em Congonhas, que tem os profetas e os Passos da Paixão, três deles com pinturas de Ataíde para as esculturas de Aleijadinho, o escultor e pesquisador Luciomar Sebastião de Jesus dá o arremate: “Ataíde tinha como marca registrada as rocalhas, ou pequenas conchas pintadas em azul e vermelho e as colunas em perspectiva. ”

ONDE VER AS OBRAS

OURO PRETO
Igreja de São Francisco de Assis
Forro da nave
Pinturas laterais da capela-mor
Painéis de São Pedro, Maria Madalena, São Francisco de Assis e Santa Margarida de Cortona

Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Pinturas laterais – Crucificação e Santa Ceia

Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Cruz às costas (quadro)

Igreja de São Bartolomeu, no distrito de São Bartolomeu
Uma das primeiras obras documentadas, está sob camadas de tinta

Museu da Inconfidência
Pintura de São Marcos (quadro)
Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus e São Simão Stock (quadro)
Cruz às costas (quadro)

MARIANA
Museu Arquidiocesano de Arte Sacra
Queda de Cristo sob a cruz (quadro)

Catedral da Sé
Batismo de Cristo, painel que fica no batistério

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Assunção da Virgem, pintura no forro da capela-mor

Igreja de São Francisco de Assis
Pintura no forro da sacristia

CONGONHAS
Pinturas das paredes (internas) de três capelas (Santa Ceia, Horto das Oliveiras e Prisão) dos Passos da Paixão
Encarnação (policromia) das esculturas em cedro feitas por Aleijadinho. As peças foram levadas, depois, para as três capelas descritas acima

ITAVERAVA
Matriz de Santo Antônio
Pinturas da capela-mor

OURO BRANCO
Matriz de Santo Antônio
Pintura da nave e também sob o coro

CATAS ALTAS
Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Pinturas laterais do arco-cruzeiro e evangelistas
Santuário do Caraça
Quadro da Santa Ceia

SANTA BÁRBARA
Matriz de Santo Antônio
Pinturas das capela-mor e laterais

BELO HORIZONTE
Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342, Bairro Funcionários)
Seis telas que pertenceram a coleção particular e foram doadas ao museu: São Francisco de Paula, Santo Inácio de Loyola, São Tomás de Aquino, São Nicolau Tolentino, São Pedro Apóstolo e São Camilo de Léllis


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)