(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Após chuva, vegetação queimada em incêndios começa a florescer em Minas

Campos rebrotam e florescem, mas nível dos reservatórios continua crítico e a recuperação está longe de começar


postado em 28/10/2014 06:00 / atualizado em 28/10/2014 07:28

Processo de regeneração começou, mas será lento, alertam especialistas, pois nem todos os espécimes conseguiram sobreviver ao fogo para brotar novamente(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)
Processo de regeneração começou, mas será lento, alertam especialistas, pois nem todos os espécimes conseguiram sobreviver ao fogo para brotar novamente (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS)

A consequência das chuvas em Minas, principalmente as do fim de semana, já começa a aparecer em mudanças na vegetação atingida por incêndios durante a estiagem, mas os efeitos sobre mananciais para captação de água, geração de energia, turismo e lazer ainda estão longe de ser satisfatórios. Em Três Marias, na Região Central do estado, onde o reservatório da Cemig chegou a 3,18% da capacidade, o processo de infiltração da água no solo precisa atingir um nível de saturação suficiente para que tenha início o processo de recarga da represa. No Rio das Velhas e no sistema Paraopeba, principais captações para abastecimento da população da Grande BH, a Copasa informa que o nível está abaixo do esperado para esta época do ano. Para o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o início da estação chuvosa ameniza a situação, mas um único período dentro da média de precipitação não será suficiente para retomar as condições normais dos mananciais.

“É como se você tivesse uma dívida a receber de R$ 5 mil e obtivesse um pagamento de R$ 1 mil. Ameniza, mas não volta ao normal”, compara a gerente de Projetos e Programas em Recursos Hídricos do Igam, Jeane Dantas de Carvalho. Ela lembra que, na Região Central do estado, onde a média histórica aponta de 800 a 1,2 mil milímetros (mm) de chuva, o acumulado foi de 500mm em cada uma das últimas duas temporadas (2012/2013 e 2013/2014). “Mesmo que a previsão indique que este ano vamos alcançar a média, o clima estava muito seco e será necessário mais de um período chuvoso dentro da média para recuperar as boas condições”, afirma.

Em nota, a Copasa informa que a situação continua sob controle nos rios Paraopeba e das Velhas, principais mananciais para abastecimento da Grande BH. Porém, a estatal admite que a quantidade de água disponível é menor do que a esperada, sendo que apenas no Rio Velhas começou um processo lento e gradual de recomposição.

Em Três Marias, mesmo com a chuva do fim de semana, o nível do maior reservatório de Minas na Bacia do São Francisco continua baixando. O gerente de Planejamento Energético da Cemig, Marcelo de Deus Melo, explica que a precipitação ainda não trouxe impacto no sentido de iniciar a recarga da represa. “A chuva necessária para o reabastecimento é aquela que corre com a enxurrada. Só que, como o solo estava muito seco, antes a água precisa se infiltrar, para garantir um nível de saturação que permita que o recurso chegue até o reservatório”, diz ele. Apesar de a Cemig garantir que não há problema no abastecimento elétrico, a situação causa impacto no turismo e lazer de oito cidades ao redor da represa, já que a água praticamente sumiu.

Na Serra do Rola-Moça, contrastes entre o cinza e as cores da nova estação(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Na Serra do Rola-Moça, contrastes entre o cinza e as cores da nova estação (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


VEGETAÇÃO Nos mais de 4 mil hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, o fogo foi responsável por destruir 85 hectares de mata nativa, segundo dados parciais de setembro. É mais que o dobro do ano passado, mesmo que o número deste ano não tenha sido fechado. O gerente do parque, Marcus Vinícius de Freitas, explica que já é possível perceber melhora da vegetação mais rasteira, composta por gramíneas, em razão das últimas chuvas. Em muitos lugares o mato está brotando. Em outros, aparecem até flores.

“Isso é normal na vegetação herbácea. Ela queima e vai rebrotando. O problema é que os incêndios foram agravados pelo déficit hídrico que estamos vivendo”, diz ele. A professora Cláudia Jacobi, do Departamento de Biologia Geral da UFMG, diz que esse procedimento é facilitado pela presença de matéria orgânica nas cinzas. “Os nutrientes se acumulam e a chuva faz essa matéria se infiltrar no solo. Os exemplares que têm estrutura subterrânea são beneficiados e rebrotam”, afirma a especialista.

O gerente do Rola-Moça lembra ainda que, no caso dos arbustos e das árvores, maiores, a situação é mais complicada, já que muitas plantas acabam morrendo com o fogo. “A recuperação chega a ser inviável em alguns casos. Dependemos de outros agentes trazerem sementes para o solo e elas geram espécimes que ainda têm de crescer até o tamanho normal. Isso leva anos”, completa. Apesar de o cheiro de queimado ainda predominar no parque, em alguns pontos a surpresa é grande, com a combinação de fogo e chuva gerando flores que se destacam. “A floração é ativada pelo fogo, mas a chuva é muito importante para tornar essas flores bem mais vistosas”, diz a professora Cláudia Jacobi, referindo-se a uma espécie de Habranthus irwianus, que deu flores de cor rosa em massa, bem perto da sede administrativa do parque.

SERRA DO CIPÓ A previsão da direção do Parque Nacional da Serra do Cipó é de que a unidade seja reaberta para visitação na sexta-feira. Os incêndios consumiram cerca de 7,5 mil hectares na unidade, o que corresponde a 22,18% de toda a área de preservação. A analista ambiental Paula Leão Ferreira diz que funcionários da reserva federal ainda estão contabilizando os danos antes da reabertura. “A chuva mansa de ontem (domingo) foi importante para iniciar a rebrota, com o material orgânico das cinzas”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)