(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH retira mais de 190 toneladas de lixo em córregos na Região da Pampulha

O serviço de limpeza foi executado por uma equipe de 12 garis, com a utilização de um caminhão basculante e sete roçadeiras mecânicas


postado em 15/09/2014 07:32 / atualizado em 15/09/2014 07:38

(foto: PBH/Divulgação )
(foto: PBH/Divulgação )

Com o objetivo de prevenir enchentes, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Pampulha e sua Gerência de Limpeza Urbana, fez a limpeza dos dez córregos existentes na região. O serviço foi executado por uma equipe de 12 garis, com a utilização de um caminhão basculante e sete roçadeiras mecânicas, que fazem a roçada dos taludes e a remoção de resíduos lançados irregularmente nos leitos dos córregos. Desde o início de julho, foram roçados 14.842 metros de extensão e removidos cerca de 193,50 toneladas de resíduos lançados nos córregos Olhos D’água, Cidadania, Sarandi, Flor D’água, Ressaca, Veados, Mergulhão, Água Funda, Ghandy e Ribeirão Pampulha.

Grande parte dos resíduos removidos dos córregos é composta por geladeiras, sofás, garrafas pet, animais mortos, computadores e sacos de lixo, entre outros. Esses resíduos diminuem a capacidade de escoamento dos cursos d’água, provocando inundações e causando prejuízos materiais aos moradores, além de doenças. Todos os córregos da região são limpos, em média, três vezes por ano. Em alguns deles, por se localizarem em áreas com risco de inundação, a frequência aumenta para quatro ou cinco vezes ao ano. Paralelamente ao serviço de limpeza de córregos, está sendo feita a limpeza das bocas de lobo e o monitoramento de todos os pontos críticos onde ocorrem inundações na região da Pampulha.

Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes

Para conscientizar a população em relação à correta destinação dos diversos tipos de lixo produzidos, a Gerência de Limpeza Urbana Pampulha orienta para que o cidadão não jogue entulho, lixo ou qualquer tipo de objeto nas margens e nos leitos dos córregos. Resíduos domésticos devem ser ensacados e colocados à disposição da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) nos dias e horários da coleta de lixo domiciliar.

Resíduos da construção civil (entulho) e resíduos volumosos como poda, madeira, pneus, móveis e eletrodomésticos inservíveis devem ser encaminhados para as Unidades de Recebimentos de Pequenos Volumes (URPVs), localizadas em diversos bairros da Pampulha.

Os moradores podem levar para estas unidades até um metro cúbico por dia ou contratar um carroceiro cadastrado pela PBH para entregar o entulho na URPV. Outras informações sobre este serviço podem ser obtidas por meio do telefone 156 ou no site www.pbh.gov.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)