(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obras de Chico Xavier vão passar por processo de preservação em Uberaba

Decisão do Ministério Público determina que sejam feitos trabalhos para a catalogação e preservação do acervo cultural do médium


postado em 26/02/2014 14:16 / atualizado em 26/02/2014 16:49

Casa de Chico Xavier pode ser visitada pela população em Uberaba. Todo o acervo vai passar por restauração(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Casa de Chico Xavier pode ser visitada pela população em Uberaba. Todo o acervo vai passar por restauração (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Foi anunciada nesta quarta-feira pelo Ministério Público Federal uma série de medidas para a preservação da obra do médium Chico Xavier na cidade de Uberaba, Região do Triângulo Mineiro. O acordo feito entre o MP e o filho adotivo e herdeiro de Chico, Eurípedes Humberto Higino dos Reis, determina a realização e organização de todo o patrimônio cultural do médium, além de definir as medidas de preservação para a proteção de cada obra de forma separada ou em conjunto. Equipes técnicas deverão ser contratadas por Higino para a realização adequada de preservação e catalogação dos bens deixados por Chico. Eles serão treinados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Fundação Cultural de Uberaba e o Instituto Estadual de Patrimônio Artístico (IEPHA) deverão acompanhar e supervisionar os trabalhos para a validação da preservação. De acordo com o procurador da República Thales Messias Pires, "o acordo, fruto do consenso entre o Ministério Público e Eurípedes Higino, vai garantir o pleno conhecimento, a organização e a proteção do legado de Chico Xavier". Todas as obras do médium estão localizadas na Casa de Chico Xavier, museu particular onde a população encontra livros, esculturas, imagens sacras, fotografias e objetos. Os trabalhos devem começar em 60 dias e devem ser finalizados em no máximo um ano e oito meses. O acordo será encaminhado para a 1° Vara Federal para a homologação judicial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)