(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corpo de homem desaparecido após temporal em Virgolândia é encontrado

Com mais essa morte, Minas Gerais já registra 22 óbitos em decorrência da chuva na temporada 2013/2014. Ao todo, 51 municípios decretaram situação de emergência


postado em 30/12/2013 14:43 / atualizado em 30/12/2013 19:40

Corpo da vítima foi encontrado soterrado às margens do Rio Palmital (foto: 6 BBM de GV/MG/ Divulgação)
Corpo da vítima foi encontrado soterrado às margens do Rio Palmital (foto: 6 BBM de GV/MG/ Divulgação)

Foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira o corpo de um homem que estava desaparecido em Virgolândia, no Vale do Rio Doce, depois de que uma enxurrada passou pela cidade causando um rastro de destruição. O cadáver foi encontrado soterrado, a dois quilômetros da sede do município. Durante o temporal, outras duas pessoas morreram. Com mais esse óbito, já confirmado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o número de vítimas da temporada chuvosa 2013/2014 sobe para 22.

As buscas pelo homem começaram na última sexta-feira quando uma tromba d'água devastou o município e deixou três pessoas mortas. Ao todo, 36 militares do Corpo de Bombeiros fizeram a procura diariamente. O corpo de Elias Rodrigo Gandes de Souza, de 31 anos, foi encontrado soterrado, próximo a carcaças de veículos. “O corpo estava próxima a margem do Córrego Palmital. Os militares conseguiram visualizar parte do corpo e também chegaram até ele por causa do cheiro forte”, explica o tenente Carlos Henrique Viana que participa da ação no município.

O corpo foi levado para a sede da cidade e reconhecido por familiares da vítima. De acordo com o tenente, a dificuldade para encontrar o homem se deu pela destruição provocada pela tomba d'água. “A dificuldade foi justamente por causa da enxurrada muito forte com grande volume de água que transportou muito lixo, destroços, madeiras, vegetação e principalmente muita terra. Isso fez uma extensão muito grande de destruição”, conta.

O último balanço dos bombeiros dava conta de 257 vistorias concluídas e ao menos 28 casas completamente destruídas. Oito veículos foram encontrados no leito do Ribeirão Palmital, curso d’água que encheu e varreu as ruas da cidade. As cinco pessoas que estão desabrigadas foram alojadas na Escola Municipal Florêncio Malta, enquanto 262 famílias desalojadas estão em casas de amigos e parentes. O fornecimento de água potável já foi restabelecido.

Enxurrada destruiu totalmente ao menos 28 casas na cidade(foto: Luiz Fernando Alves/Divulgação)
Enxurrada destruiu totalmente ao menos 28 casas na cidade (foto: Luiz Fernando Alves/Divulgação)


Os bombeiros vão continuar na cidade para ajudar a Defesa Civil. “Vamos seguir com as vistorias das casas para evitar o risco de desabamentos. Em relação a reconstrução da cidade, vai ficar a cargo da prefeitura”, diz Viana.

Balanço divulgado nesta segunda-feira pela Cedec-MG aponta que 101 municípios mineiros foram afetados pelas chuvas, sendo que em 60 foi decretada situação de emergência. O órgão contabiliza 22 mortes, porém, o homem encontrado em Virgolândia ainda não foi incluído. Outras 150 pessoas ficaram feridas, 3.015 desabrigados e 9.205 desalojados. Segundo os dados, 253 casas foram destruídas e 7.729danificadas. Minas também registra 330 pontes danificadas e outras 224 destruídas.

Reunião define ações

Os estragos da chuva em Minas preocupa as autoridades. Na tarde desta segunda-feira, o governador Antonio Anastasia está reunido com representantes de várias secretarias de estado e de diversos órgãos do governo para fazer um balanço da destruição nos últimos dias. No encontro, que é realizado no Palácio Tiradentes, também serão discutidas ações para ajudar os municípios afetados. Anastasia deverá conceder entrevista após a reunião.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)