(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UM NOVO LAÇO AFETIVO

Menina que foi adotada passará por adaptação antes de ser devolvida aos pais biológicos

A criança ficará cinco meses na casa dos pais adotivos passando por um período de adaptação e acompanhada por psicólogos e assistentes sociais do juizado


postado em 18/10/2013 06:00 / atualizado em 18/10/2013 07:32

Robson e Maria da Penha retomaram a guarda da criança, que ainda ficará durante cinco meses com Valbio e Liamar (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)
Robson e Maria da Penha retomaram a guarda da criança, que ainda ficará durante cinco meses com Valbio e Liamar (foto: GLADYSTON RODRIGUES/EM/D.A PRESS)


Os laços afetivos entre a pequena M. E., de 4 anos e 5 meses, e sua família biológica devem começar a ser construídos daqui a um mês. O acordo com os pais adotivos para o primeiro encontro com a menina foi firmado ontem, na Vara de Infância e Juventude de Contagem, depois que o Tribunal de Justiça devolveu a guarda aos pais biológicos, Robson Ribeiro Assunção e Maria da Penha Nunes, que comprovaram a reestruturação no lar, após serem denunciados em 2009 por maus-tratos.

A criança ficará cinco meses na casa dos pais adotivos passando por um período de adaptação e acompanhada por psicólogos e assistentes sociais do juizado. Em seguida, ela se encontrará com os seis irmãos. A expectativa é que ao fim do programa de reinserção M. E. esteja preparada para visitas e possa retornar definitivamente à casa dos pais biológicos. “Não pode ser amanhã. A criança não pode ser reduzida a um objeto, deve prevalecer o amor das duas famílias”, disse o advogado de Robson e Maria da Penha, Adriano Lúcio dos Santos.

A audiência de conciliação foi marcada pelo entendimento entre as famílias. Robson Assunção disse que agora tem condições de criar os sete filhos com a mulher, que faz tratamento psiquiátrico semanalmente. “Onde comem seis, comem sete. Se estou aqui, é porque gosto dos meus filhos. É na santa paz que vou pegar minha filha de volta”, disse.

Mas, aos prantos, a mãe adotiva, Liamar Dias de Almeida, afirmou que não vai desistir. “Não é o fim. Nada vai fazer com que eu deixe de ser sua mãe. Mãe é quem cria, quem educa”, disse ela, que se mostrou descrente com o processo de adoção no país. “Não adote, não caia nessa fria. Não desejo essa dor nem para meu pior inimigo”.

O marido, Valbio Messias da Silva, foi além e afirmou que a decisão é o “fim da adoção do país”. “Quem vai querer adotar depois disso? Vamos recorrer até a última instância. Espero que a lei não me abandone”. Os advogados dos pais adotivos, Rômulo Mendes e Mariana Tonussi, informaram que entrarão com recurso hoje para tentar manter a guarda da criança até que os dois processos em tramitação na Justiça, pedindo a efetivação da adoção e a destituição do poder da família, biológica sejam concluídos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)