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Estado de Minas A PARTIR DE 2014, É ASSIM QUE BH SE MOVE

EM revela em primeira mão detalhes sobre o funcionamento do transporte rápido por ônibus

BRT é a principal aposta de mobilidade da capital para a Copa. Sistema muda de nome e transforma em definitivo a forma como usuários se deslocam pela cidade


postado em 08/08/2013 06:00 / atualizado em 08/08/2013 07:14

Estação na área central: mudança de linhas e itinerários dá forma ao principal meio de transporte de massa do município(foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Estação na área central: mudança de linhas e itinerários dá forma ao principal meio de transporte de massa do município (foto: Cristina Horta/EM/D.A PRESS)
Com numeração e identificação novas e o desdobramento de 15 linhas antigas em 30 destinos, o sistema de transporte rápido por ônibus (BRT na sigla em inglês) começa a indicar como se comportarão seus veículos dentro e fora dos corredores exclusivos em construção na capital mineira, a partir do início de 2014. O Estado de Minas teve acesso exclusivo a informações relativas ao planejamento da BHTrans sobre os itinerários do que se tornará o principal meio de transporte de massa da cidade, com 134 linhas. Dessas, 78 denominadas alimentadoras virão dos bairros para as estações José Cândido da Silveira, Pampulha, São Gabriel, Venda Nova e Vilarinho. Os passageiros que descerem nesses terminais ingressarão nos corredores exclusivos e, ao desembarcar em outras estações, poderão seguir viagem em 27 linhas chamadas troncais. O nome BRT dará mesmo passagem à denominação Move, como consta em publicação de ontem do Diário Oficial do Município e foi antecipado em abril pelo EM.


Os ônibus do novo sistema que levarão passageiros até as estações não serão articulados. Terão 12,7 metros de comprimento e três portas. Ainda não foi definido se contarão com ar-condicionado. Algumas linhas troncais já existentes terão mudanças de itinerário. A 62, por exemplo, passará a pegar a pista exclusiva de ônibus da Avenida Cristiano Machado a partir da Rua Jacuí. Além de levar das estações ao Centro, esses coletivos chegarão aos bairros Lagoinha, Betânia, Santo Agostinho, à região hospitalar e à Estação Barreiro. Já os 190 veículos que farão a ligação das cinco estações para o Centro e outros destinos, dentro dos corredores exclusivos Antônio Carlos/Dom Pedro I/Vilarinho, Cristiano Machado e Santos Dumont/Paraná, serão articulados e do tipo Padron, com ar-condicionado, terão 19 metros de comprimento máximo e até sete portas.

As linhas 1502, 1505, 1509, 1510, 3502, 5513, 9503, 1207A, 1207B, 1207C, 2234A, 2402A, 3501A, 3501B e 3503A foram desdobradas, cada uma, em duas. Destinos que concentram menos passageiros nesses itinerários – nos bairros Guarani, Tupi, Providência, São Gabriel, Jaraguá, Santa Branca, Santa Mônica, Conjunto Zilah Spósito, São Bernardo, São Marcos e Ipê – deixaram de ter o ponto final nos locais atuais e passarão a levar seus usuários dos bairros para as estações que integram o sistema Move.

Bairros com volume maior de passageiros e que eram atendidos por essas 15 linhas que foram divididas – como Vista Alegre, Alto dos Pinheiros, Califórnia, Madre Gertrudes, Ouro Preto, Taquaril, Betânia, Bairro das Indústrias, Nossa Senhora da Glória, Jardim Alvorada e Santa Terezinha – terão à disposição linhas expressas ou radiais, que não entrarão nas estações terminais nem circularão nos corredores exclusivos, seguindo direto dos pontos para o Centro de Belo Horizonte. Esse trajeto também será feito em veículos não articulados.

PONTO A PONTO: conheça a distribuição das linhas do novo sistema (clique na imagem para ampliar)



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