(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cinco pessoas são presas em MG por tráfico internacional de drogas sintéticas

A quadrilha importava de forma clandestina produtos químicos do Paraguai para o Brasil. Depois a matéria-prima era remetida para a Holanda, de onde voltava como droga sintética fabricada. Os presos em Minas são jovens de classe média da Região do Triângulo


postado em 18/04/2013 10:31 / atualizado em 18/04/2013 12:08

Cinco pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira em Minas Gerais suspeitos de evolvimento no tráfico internacional de produtos químicos para a produção de drogas sintéticas e venda desses entorpecentes. Todos foram presos na Região do Triângulo Mineiro, nas cidades de Iturama, Uberlândia e Uberaba. De acordo com o delegado Carlos Henrique Cotta D’angelo, os suspeitos são de classe média, estudantes e ex-estudantes que se envolveram no tráfico. O foco deles era a venda de LSD e ecstasy em festas na região.

A Polícia Federal (PF) deflagrou Operação Bad Trip para reprimir ação de uma quadrilha com integrantes em Goiás, Bahia, São Paulo e Minas. Ao todo, oito pessoas foram presas em cumprimento da mandado de prisão. Com dois detidos - em Salvador e Goiânia - foram apreendidas drogas e, por isso, eles também serão autuados em flagrante. A polícia recolheu LSD, ecstasy e maconha.

Conforme as investigações, a quadrilha importava de forma clandestina e ilegal produtos químicos - como ergotamina - do Paraguai para o Brasil. A matéria-prima era remetida para a Holanda, de onde retornava como drogas sintéticas fabricadas para serem vendidas em território brasileiro. O produto químico entrava no Brasil por terra, em transporte nas rodovias. Os traficantes cooptavam outras pessoas para levar esse material para a Europa, de onde já voltavam como comprimidos.

O atividade criminosa era comandada pelos presos de Minas, com a liderança de Alessandro Bottolaz, de 39 anos. Ele já havia sido capturado em 26 de janeiro deste ano em uma rodovia de Minas quando transportava 5 mil doses de LSD e matéria-prima que daria origem a 4 mil compridos de ecstasy. Mesmo estando preso no Presídio de Uberaba, sob tutela do estado, ele teve o mandado da Justiça Federal expedido para a operação de hoje.

De acordo com o delegado, Alessandro ia a Amsterdã para levar e buscar drogas, mandava emissários e até recolhia comprimidos pelos Correios. “A atuação dessa quadrilha movimentou cerca de 30% de todas as drogas sintéticas apreendidas pela Polícia Federal no ano passado, o que mostra a dimensão da quadrilha”, relata.

Os outros envolvidos são Eduardo Kalil, 30 anos, preso em Iturama; Marlus Tiso Correia, 26 anos, preso em Uberlândia; João Carlos Pinti, 23 anos, detido em Uberaba, e Robson Borges Avelar, 26 anos, também capturado em Uberaba. Segundo o delegado D’angelo, os traficantes tinham como foco as festas da juventude na região, pois a droga que vendiam era cara e “limpa”, expressão usava para qualificar os sintéticos de melhor procedência.

Com os presos foram recolhidos dois carros, um Bora e uma Saveiro. Eles foram interrogados e serão levados para Goiás, com exceção de Alessandro que está sob guarita do estado. “Acreditamos que ao contrário daquele volume grande de cocaína que toma nossa região para distribuição, essa turma tinha foco no consumo da região, o que nos assusta mais”, conclui o delegado.

Ainda de acordo com a PG, a quadrilha usava o dinheiro do lucro com o tráfico para manter uma clínica para tratamento de dependentes de drogas, na cidade de Itumbiara (GO). A clínica atualmente está interditada pela Vigilância Sanitária do Município.

Histórico dos presos:

- Alessandro Bortolaz – preso em janeiro com LSD e matéria-prima para ecstasy
- Eduardo Kalil – já foi preso em 2008 no Mato Grosso trazendo cocaína de países vizinhos e responde por falsificação de medicamentos.
- Marlus Tiso Correia – sem antecedentes
- João Carlos Pinti – preso em 4 de Agosto de 2012 no Aeroporto de Guarulhos (SP) com 28 mil comprimidos de ecstasy que vieram da Holanda
- Robson Borges Avelar: sem antecedentes


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)