(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concurso Paisagens Mineiras revela a magia do interior de Minas

Terceira seletiva de concurso fotográfico promovido pelo EM revela imagens de bucólicos distritos de Oliveira e de Itabira. Os dois vencedores da etapa vão disputar a final em abril


postado em 23/02/2013 06:00 / atualizado em 23/02/2013 07:01

Sidney de Almeida retratou festa do padroeiro e doou kit multimídia à Escola Estadual São João Batista, em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, no Centro-Oeste(foto: Mário Martins/Esp.EM/D.A Press)
Sidney de Almeida retratou festa do padroeiro e doou kit multimídia à Escola Estadual São João Batista, em Morro do Ferro, distrito de Oliveira, no Centro-Oeste (foto: Mário Martins/Esp.EM/D.A Press)


A fé e o bucolismo de dois pacatos distritos do estado são os destaques da terceira seletiva do Concurso Paisagens Mineiras, uma iniciativa do Estado de Minas com patrocínio da Petrobras. Com 30.274 dos votos dos internautas, Sidney de Almeida colocou Morro do Ferro, que pertence a Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, entre as finalistas. O fotógrafo foi um dos vencedores da primeira seletiva da segunda edição do concurso. Já o estreante Marley Mello apresentou Ipoema, em Itabira, na Região Central, e se classificou com 16.412 votos.

Fotógrafo por inspiração e incentivo do pai, Sidney de Almeida, de 30 anos, mais uma vez chega à final do Paisagens Mineiras com a imagem de uma igreja de Oliveira, sua terra natal. Na última edição do concurso, ele participou com uma foto da histórica Matriz de Nossa Senhora de Oliveira. Agora, foi a vez da Igreja de São João Batista, em Morro do Ferro, a 32 quilômetros da cidade, encantar os internautas.

Tirada no dia 24 de junho de 2012, a foto revela a tradição mais importante do lugarejo. Nessa data, comemora-se, com fogueira, fogos e música, o dia do padroeiro, São João Batista. “No início, a minha ideia era fotografar os fogos da estrada, mas não ficou legal. Resolvi entrar no distrito e fazer a imagem mais de perto”, conta Sidney.

Para garantir seu lugar na final, Sidney mobilizou toda a cidade, com direito a chamada em programa de rádio. Os dias finais da votação ocorreram em pleno carnaval, o que não atrapalhou a alavancada da imagem de Morro do Ferro para o primeiro lugar do pódio. “Fiquei preocupado com isso, mas o pessoal votou mesmo assim. Eu mesmo estava trabalhando, fotografando os blocos de Oliveira. Era um pé no bloco e um pé na foto”, brinca.

Os vencedores de cada seletiva têm a  chance de contribuir com o desenvolvimento de uma instituição filantrópica e educacional da localidade em que o clique foi feito. Para receber o kit multimídia com computador e impressora oferecido pela organização do concurso, Sidney escolheu a Escola Estadual São João Batista, em Morro do Ferro. “No ano passado fui à escola para fotografar o lançamento de um livro e o pessoal disse que tinha me apoiado na outra edição do Paisagens. Eles me pediram para mandar uma foto de Morro do Ferro para o concurso”, conta Sidney.

Festa

O dia da entrega dos equipamentos foi marcado por muita festa. Uma das atrações foi a Lira Batistana, corporação musical com 120 anos que se apresenta na festa do padroeiro e que aparece também no clique de Sidney. “A foto tem uma história, pois mostra tudo o que é importante em nossa festa: a igreja, as bandeirinhas, nossa banda e a fogueira”, destaca o regente da corporação, Antônio Elias Rocha de Azevedo.  Segundo o diretor da escola, Antônio Ananias da Silveira Freitas, o kit multimídia é um presente para a escola, que neste mês comemora 83 anos. Ele explica que o equipamento vai dar suporte na atividade Lendo na Escola, que incentiva os jovens à leitura. A instituição de ensino é a única do distrito e atende a 360 alunos desde a educação infantil ao ensino médio.

Beleza na terra dos tropeiros

Fotógrafo Marley Mello se classificou com foto de fazenda centenária de Ipoema, em Itabira. Ele entregou o prêmio à Escola Estadual Professor Manoel Soares(foto: Mário Martins/Esp.EM/D.A Press)
Fotógrafo Marley Mello se classificou com foto de fazenda centenária de Ipoema, em Itabira. Ele entregou o prêmio à Escola Estadual Professor Manoel Soares (foto: Mário Martins/Esp.EM/D.A Press)


Marley Mello, de 43 anos, também indicou uma escola para receber o equipamento de informática. Para receber o fotógrafo de João Monlevade e a equipe do Paisagens Mineiras, a Escola Estadual Professor Manoel Soares apresentou algumas das tradições folclóricas do distrito, que é conhecido pela valorização da cultura tropeira no estado. Apresentaram-se o grupo mirim de trança fita e as trovadoras, que recitaram poemas do itabirano Carlos Drummond de Andrade. Segundo a diretora Maria de Fátima Silva Luiz, a doação de Marley não poderia ter chegado em melhor hora. “Precisamos informatizar o nosso acervo de livros e para isso é necessário termos um computador na biblioteca. Estávamos com planos de fazer algum evento para arrecadar fundos, mas agora recebemos o computador. Incrível como as coisas acontecem na hora certa.” A instituição tem 580 alunos de ensino infantil a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a maior parte da zona rural.

A carreira de Marley, formado em ciências contábeis, na fotografia começou por pura curiosidade. “Trabalhava fazendo a cobrança de serviços numa empresa de fotografia. Comecei a me interessar e a fazer perguntas aos fotógrafos. Com o tempo mudei de profissão”, recorda. Como fotógrafo, Marley tem a oportunidade de viajar para diversos lugares de Minas. E foi em um desses trabalhos que ele conheceu a Fazenda Boitempo, onde foi feito o clique eleito pelo público. Localizada a nove quilômetros da área urbana de Ipoema, a propriedade centenária funciona como hotel e era lá que Marley estava hospedado quando disparou a foto. “Saí para ir ao banheiro, quando me deparei com aquela cena. A luz estava perfeita.”

Dona da fazenda, Valânia Martins de Oliveira Lage soube do concurso por meio das redes sociais. “Foi bacana porque muita gente reconheceu a Boitempo. É uma forma de divulgar não só a pousada, mas também as belezas de Ipoema.”

Final

Sidney de Almeida e Marley Mello vão precisar de suas torcidas novamente em abril, quando ocorre a grande final do Paisagens Mineiras. Suas fotos vão disputar a preferência do público ao lado dos vencedores das outras três seletivas. Já estão classificados os cliques de Rodrigo Melo (Carmo do Cajuru), Sandro Fernandes (Japaraíba), Sanderson Pereira (Itinga) e Ricky Mazzinchy (Pampulha).

Para participar da última seletiva, as fotos devem ser inscritas até o próximo dia 6. Podem concorrer fotógrafos profissionais e amadores, com imagens que destaquem cenas de cidades históricas, natureza, cultura e artesanato, paisagens urbanas e cozinha mineira. As fotografias devem ser enviadas para o site do concurso (www.paisagensmineiras.com.br). O vencedor leva para casa uma câmera profissional Canon EOS 5D Mark II. As fotos selecionadas pelo juri vão compor uma revista especial e uma exposição.


OS VOTOS DA TERCEIRA SELETIVA
Morro do Ferro (Sidney de Almeida)    30.274
Ipoema (Marley Mello)    16.412
Lapinha da Serra (Leonardo Drummond)    2.043
Lapinha da Serra (Heliane Vasconcellos)    1.750
Santa Rosa dos Dourados (Marco Novaes)    646
Diamantina (Juliana Barros)    519
Itamonte (Samir Abdala)    281
Capão Grosso (Leandro Borges)    241
TOTAL DE VOTOS    52.166

 

 

REDE SOCIAL
A grande novidade da terceira edição do Paisagens Mineiras é a criação da categoria Instagram. Para concorrer com fotos feitas por celular para a rede social os candidatos devem, antes, preencher uma ficha de inscrição no site do concurso. Depois, as imagens devem ser publicadas com a hashtag #paisagensmineiras. As fotos dessa categoria não concorrem nas seletivas. Ao final do concurso, o júri vai escolher a vencedora, que dará ao seu autor uma câmera Lomo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)