(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pouso Alegre é cidade brasileira onde jovens estão menos expostos à violência

Estudo divulgado pelo Ministério da Justiça e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mapeia os riscos para a juventude brasileira em cidades com mais de 100 mil habitantes. Em Minas, o maior risco está em Teófilo Otoni


postado em 19/02/2013 11:18 / atualizado em 19/02/2013 13:19

Pouso Alegre é cidade brasileira em que jovens estão menos expostos à violência. O Ministério da Justiça e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgaram nesta terça-feira o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência). O município do Sul de Minas Gerais está em último lugar, entre 283 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, na mensuração de riscos para a juventude.

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)
Na direção contrária de Pouso Alegre está a cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, com maior IVJ-Violência em Mina Gerais, ocupando a 79ª posição no ranking. Esse é o município mineiro em que jovens estão mais expostos a crimes, mortalidade no trânsito e pobreza.

Belo Horizonte aparece na posição 194 apresentando baixo índice de vulnerabilidade. A surpresa fica por conta da comparação de outras capitais. São Paulo (SP) é a capital com menor vulnerabilidade juvenil à violência no país. Já o Rio de Janeiro (RJ) aparece em quarto entre as capitais, mas apresenta a melhor evolução quando comparado com o índice de 2007 (data da última pesquisa).

A cidade carioca foi a capital que mais reduziu a vulnerabilidade juvenil à violência. Considerando todas as cidades, o Rio avançou 153 colocações, ocupando agora a posição 193. A capital com maior IVJ – Violência é Maceió, que ocupa a 12ª posição na classificação geral.

Alto índice na Bahia

Dos dez municípios com os maiores IVJ-Violência, cinco estão na Bahia: Eunápolis (1º), Porto Seguro (4º), Paulo Afonso (7º), Lauro de Freitas (8º) e Teixeira de Freitas (9º). Os organizadores da pesquisa esperam que os resultados incentivem a garantia de avanços futuros, mecanismos de monitoramento e avaliação da política de segurança pública do estado, assim como de todas as cidades avaliadas.

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)