(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Série de reportagens do EM sobre segurança de peças sacras vence Prêmio Chico Lins

Em 2012, o jornal denunciou que os equipamentos de vigilância de 40 monumentos históricos estavam desligados desde o ano anterior


postado em 16/01/2013 09:06

O Estado de Minas foi o grande vencedor do Prêmio de Jornalismo Chico Lins, de caráter nacional e concedido pela primeira vez pelo Ministério Público de Minas Gerais. Em primeiro lugar, ficou a série de reportagens "Arte sacra na mira dos ladrões", dos repórteres Gustavo Werneck, Luiz Ribeiro, Mateus Parreira, Flávia Ayer e Paola Carvalho, do caderno Gerais, que tratou da insegurança do patrimônio cultural mineiro.

A situação veio à tona após o roubo de cinco imagens sacras na Matriz de Santo Antônio em Itacambira, no Norte do estado, em fevereiro do ano passado. Após o crime, foi descoberto que 40 monumentos históricos de Minas Gerais estavam com os alarmes desligados desde 2011.

A falta de renovação do contrato com a Alvo Segurança Ltda, fez com que todos os locais tivessem seus equipamentos de vigilância desligados. A falha administrativa deixou um acervo centenário de peças sacras e históricas de valor inestimável vulnerável à ação de criminosos, como denunciou o Estado de Minas.

Em terceiro lugar, a série Paraíso da sonegação, de Pedro Rocha Franco, da editoria de Economia, sobre esquema fraudulento na Ceasa. A cerimônia de entrega da premiação será no dia 25, em Belo Horizonte, quando serão lembrados os 11 anos da morte do promotor de Justiça Francisco Lins do Rêgo Santos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)