11°/ 20°
Belo Horizonte,
30/JUL/2014
  • (19) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Sem revitalização, Anel Rodoviário trava obras em BH Obras essenciais para desafogar o trânsito, como o Rodoanel e o Portal Sul, só começarão depois que o projeto executivo de recuperação da via estiver pronto, às vésperas da Copa

Paula Sarapu

Publicação: 10/01/2013 06:00 Atualização: 10/01/2013 07:32

Saturação dos 26 quilômetros do Anel Rodoviário causa reflexos no trânsito em toda a cidade, mas a reforma só deve ser concluída em 2017  (MARCOS MICHELIN/EM/D.A PRESS)
Saturação dos 26 quilômetros do Anel Rodoviário causa reflexos no trânsito em toda a cidade, mas a reforma só deve ser concluída em 2017

 

A longa novela de revitalização do Anel Rodoviário, por onde passam cerca de 140 mil veículos por dia, complica cada vez mais o saturado trânsito de BH, porque compromete o início de outras intervenções viárias importantes. Apesar da demora para início das obras e do aumento dos nós no tráfego, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), José Maria da Cunha, diz que as alças do Rodoanel e até do Portal Sul, que desafogariam o congestionamento diário do trevo do Belvedere, no entroncamento das BRs 356 e 040 com a MG-030, só serão executadas depois que o projeto executivo do Anel estiver pronto  e as obras engatilhadas, às vésperas da Copa do Mundo. A previsão é de que só em 2017 a rodovia esteja de cara nova.

Cunha reconhece que os projetos do Rodoanel e o Portal Sul ficarão estagnados, mas justifica que as obras se somam e que são interdependentes. Especialistas discordam. Para eles, todas as intervenções são necessárias e deveriam ser executadas paralelamente. O superintendente do Dnit pede paciência para que o trabalho seja benfeito, sem risco de precisar ser reajustado.

“A velocidade não é a que a população anseia, mas é necessário ter paciência para fazer um bom trabalho. Os projetos para enfrentar o trânsito local e de longa distância são interdependentes e iniciá-los pontualmente pode acabar interferindo”, afirma José Maria.

“A Alça Norte do Rodoanel, por exemplo, tem um desenho complexo e é necessário um projeto bem detalhado para a execução da obra. O trecho Sul, em função das melhorias propostas pelo DER para o Anel, deve sofrer alterações também. Essas alças são complementares e precisarão de encaixes. Se fizermos um primeiro, podemos perder o serviço ou ter que fazer realocação em função do conjunto”, explica ele.

O engenheiro civil e mestre na área de transportes Silvestre de Andrade Puty Filho afirma que todas as obras são urgentes. Ele destaca que a única relação entre elas é o objetivo: dar fluidez ao trânsito. “O Rodoanel é uma alternativa ao Anel atual. É um novo projeto, com outro itinerário, para tirar os veículos do Anel e substituí-lo. O Portal Sul, por sua vez, é um projeto importante para aliviar o trânsito do Bairro Belvedere, não tem nada a ver com o Anel”, explica o especialista.

Silvestre concorda que as obras do Anel precisam, “por exigência lógica”, de um bom projeto executivo, mas lembra que os demais projetos básicos foram elaborados há mais de 10 anos. “São intervenções complementares, mas independentes. Todos são indispensáveis, urgentes e o melhor seria se fossem executados em paralelo. Começar pelo Anel e deixar as outras obras na gaveta atrasa soluções que são para hoje”, enfatiza Silvestre.

Diretor de Trânsito da Associação de Moradores do Belvedere, José Renato Pereira Filho, diz que a iniciativa privada já arcou com R$ 8 milhões do valor total do complexo viário do Portal Sul, orçado em R$ 28 milhões. Com medidas compensatórias, uma pequena alça e uma trincheira serão concluídas em março. O Dnit informa que os recursos federais ainda não foram liberados, mas José Renato considera que o Vetor Sul está abandonado pelo poder público.

 (Arte EM)
“Essa obra é um projeto muito antigo e não tem vinculação com Anel e com o Rodoanel. É um gargalo da MG-030 por causa dos investimentos imobiliários que ultrapassaram todos os limites do aceitável. Estamos falando de uma região que continua crescendo para Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Vale dos Cristais, Vale do Sereno”, lembra.

José Renato propõe que a arrecadação do bairro seja revertida para o próprio Belvedere e lembra que a obra poderia ter sido assumida pela prefeitura, uma vez que integrou o Orçamento Participativo mas acabou perdendo para a Praça São Vicente.

“O Portal Sul é importante porque vai desfazer o nó no entorno do BH Shopping, que para todos os dias, principalmente às 18h. Pelo fluxo de hoje, é uma obra que já nasce com capacidade esgotada, uma vez que o projeto tem 10 anos. Há reflexos na Avenida Nossa Senhora do Carmo e na Rua Patagônia, por exemplo, e os acessos já não aguentam mais. Se tivermos que esperar pelo Anel, o bairro vai parar e vai ser melhor andar de helicóptero para escapar do caos absoluto”.

Na avaliação do especialista em transportes e trânsito e doutor em engenharia de transportes Frederico Rodrigues, se não há orçamento para contemplar todos os projetos ao mesmo tempo, a escolha deve ser feita pela segurança viária, em detrimento da fluidez. “Nesse caso, eu começaria mesmo pelo Anel, que é a via com mais capacidade de escoamento na cidade e precisa de uma revitalização pautada na segurança viária”, diz ele. “Há três variáveis quando se pensa num projeto de tráfego e quase nunca é possível contemplar os três. Ou se aposta na mobilidade ou na segurança viária ou na acessibilidade, o que necessariamente reduz a capacidade de circulação”.

Veículos que chegam de Nova Lima complicam tráfego no Belvedere (MARCOS MICHELIN/EM/D.A PRESS)
Veículos que chegam de Nova Lima complicam tráfego no Belvedere

 

 

Esta matéria tem: (19) comentários

Autor: Júlio Mandelli
Nojo !! É o que sinto ao ler estas ladainhas todo ano.Nada muda! Não sei porque nós ainda perdemos tempo de ler essas noticias..Bando de F.D.P esses politicos, Dnit e corja... | Denuncie |

Autor: Lucas Polonio Guimarães
O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE... esta frase foi dita por Rui Barbosa e continua atual como sempre.... povo medíocre... governo um pouco pior.. e ainda para piorar... corrupto... ACORDA BRASIL.... ACORDA BRASIL.... | Denuncie |

Autor: Paulo Barbosa
O volume de veículos licenciados áumenta dia após dia, as vias são as mesmas, portanto, os congestionamentos só tendem a crescer. Agora de não houver a duplicação das rodovias BR-381 ,no sentido Gov. Valadares e da BR--040 sentido à Lafaiete, não adiantará praticamente nada, senão novos gargalos. | Denuncie |

Autor: Patrick Alves
Seguro ? vc tá doido... Esse anel está mais do que defasado...não suporta mais tanto movimento...pois foi projetado para 10 mil veículos, hj passam mais de 100 mil... não tem com o ser seguro !! | Denuncie |

Autor: Gian Calo
PT PSDB = VERGONHA = SAFADEZA POVO VOTO = Burrice POLÍTICO OBRA = CORRUPÇÃO Com uma matemática dessas como construir um País de verdade? | Denuncie |

Autor: Marcos Pimenta
Demora tanto que quanto estiver pronto já estará superado. O crescimento da frota é inversamente proporcional à agilidade nas obras. | Denuncie |

Autor: Marco Pereira
Não me canso de falar e escrever que o nosso Anel rodoviário é até viável e seguro. O problema simples de entender, são os motoristas irresponsáveis que se acham os tais no volante. Daí então, conter a velocidade deste Anel com quebra molas ao longo do percurso. Queremos viver? então quebra molas j. | Denuncie |

Autor: anonymousx9 anonymousx92
O Brasil não é um pais sério. | Denuncie |

Autor: eron carvalho
Os moradores do Belvedere que possuem voz ativa, deveriam com o rstante da população exigir dos ladrões, digo, ilustríssimos vereadores e de quebra a "babá", digo prefeito de bh, menos salário e menos roubo e mais trabalho. Se bem que a população de BH deve ta satisfeita, relegeu esses bandidos!!! | Denuncie |

Autor: Patrick Alves
Esse rodoanel não vai sair nunca...conversa pra boi dormir. | Denuncie |

Autor: Alexandre Reis
Já que a incomPTência impera no governo federal, o governo do estado podia assumir o rodoanel. Mesmo que leve 10 anos, seria mais rápido que esperar a presidenta criar vergonha na cara. | Denuncie |

Autor: Franz Borges
Tem lugares no Brasil em que estão construindo e duplicando estradas onde só passa o vento. Para conseguir verbas tem que beijar a mão da dupla Dilma/Lula. Isso é um processo inteiramente político, Minas está fora do interesse daquele casal. | Denuncie |

Autor: couto jm
Desculpa de aleijado é muleta. Tem 10 anos que se fala em rodoanel. Que tem o "ú" a ver com a "alça". Faz logo o rodoanel que ja tá atrazado vinte anos. Quando ficar pronto vai ser uma obra ultrapassada, ai quase não adianta mais. | Denuncie |

Autor: Gian Calo
Não sei se rio ou choro! Nem com verba da Copa 2014 a politicagem mineira consegue fazer uma obra decente dentro do prazo. IncomPTência pura! É a pior via de tráfego de todo o Brasil. Não existe via pior, perguntem a qualquer caminhoneiro do país. VERGONHA!!!! | Denuncie |

Autor: Lucas Guastaferro
Vão fazer a obra toda e culminar com aquelas interseções mal feitas que sempre agarram. Não adianter colocar um Anel nem com 5 pistas e as alças de ligação que estrangulam o transito debaixo dos viadutos. | Denuncie |

Autor: Glatson Santos
E quanto ao projeto do metrô??? Hein presidenta? Hein governador? Hein prefeito? Ninguém fala mais nada!! | Denuncie |

Autor: Glatson Santos
Esse é um projeto bem ousado e complexo. A população tem que ficar de olho no desvio de verba. Alguns políticos, com certeza, já estão de olho nessa grana! Vamos ficar de olho também!! | Denuncie |

Autor: Glatson Santos
Quando pressionado, o poder público começa a mostrar serviço. Ainda que sejam apenas projetos e estejam atrasadíssimos, já é alguma coisa. A população tem que pressionar ainda mais! Como dizia Cazuza: "Vamos pra rua!" | Denuncie |

Autor: Antonio Carlos Plais
Enquanto os incompPTentes estiverem no Governo, não vai sair NENHUMA obra que dependa de verbas federais. Por falar nisso, há quanto tempo o (des)governo não toca no assunto do PAC? Será que é porque emPACou? | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »

Envie sua história efaça parte da rede de conteúdo do grupo Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.