(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas tem menor percentual de uniões consensuais no país

O estado tem 25,9% de casais "amigados" o restante está distribuído entre relacionamentos oficializados no religioso ou civil


postado em 17/10/2012 10:05 / atualizado em 17/10/2012 10:28

Os resultados do Censo 2010 mostram que o casamento religioso está em baixa e as uniões consensuais em alta no Brasil. A decisão de fazer as malas e começar uma vida sob o mesmo teto, sem formalizar a relação, já representa 36,4% dos casamentos no Brasil e são mais frequentes nas classes de menor rendimento.

Minas Gerais tem 25,9% de uniões consensuais e mesmo com crescimento desse relacionamento a dois, o estado ainda tem o menor percentual de casais "amigados" em todo o país. Para se ter uma ideia, o Amapá foi o estado que apresentou o maior percentual de uniões consensuais, com 63,5% dos relacionamentos. No cenário nacional, reduziram-se os percentuais de pessoas que viviam unidas por casamento civil e religioso (de 49,4% para 42,9%) e daquelas unidas apenas no religioso (de 4,4% para 3,4%).

Entre os que optaram pelo casamento civil e religioso no Brasil, houve uma maior frequência de pessoas que se declararam católicas (37,5%) ou evangélicas (26,5%), enquanto a união consensual foi a principal escolha para os sem religião (59,9%). Em Minas, mais de 70% se declararam católicos e 61% deles estão casados no civil e religioso. O restante dos casais estão distribuídos em religiões evangélicas, umbanda, candomblé, espírita, judaísmo, hinduísmo, budismo, islamismo, entre outras crenças.

Relações homoafetivas

O cruzamento de dados do Censo 2010 mostrou que mais da metade dos casais do mesmo sexo (52,6%) estão no Sudeste. Do total de casais brasileiros em união homoafetivas, 7,3% estão em Minas Gerais. O levantamento também mostrou que 25,8% dos homossexuais unidos nesse relacionamentos declararam ter curso superior completo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)