(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Por crimes diversos, 30 policiais já foram expulsos este ano da PM em Minas


postado em 03/08/2012 06:00 / atualizado em 03/08/2012 07:21

Somente em 2012, 30 policiais militares foram expulsos da corporação por cometerem crimes ou transgressões. O principal motivo é a deserção, seguido de estelionato e falsificação de documento e furto, peculato e receptação. A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) recebeu neste ano 26 denúncias contra PMs, todas por lesão corporal, e no ano passado foram 94.

O professor da PUC Minas e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública Robson Sávio Reis Souza acredita que essa situação é marcada pela ausência de um órgão de controle externo que possa atuar de forma autônoma para julgar e punir os militares. Segundo ele, em diversos países há órgãos autônomos que controlam a atuação da polícia e têm capacidade para julgar e punir os desvios de conduta, coisa que não acontece no Brasil. “Os governos não têm tido coragem de implementar órgãos independentes de investigação, o que favorece essa situação de crimes praticados por policiais militares”, acrescenta.

O pesquisador do Núcleo de Estudos em Segurança Pública (Nesp) da Fundação João Pinheiro Marcus Vinícius Cruz, concorda que há falta de controle externo da polícia e também acredita que a burocracia nos processos de investigação contribui para a falta de controle. “A burocracia é muito grande e acaba ajudando a não ter uma investigação interna de qualidade”, acrescenta.

O major Gilmar Luciano, assessor de imprensa da Polícia Militar, diz que a corporação não tolera nenhum tipo de desvio e age com transparência em todos os casos. “Agimos exatamente da forma prevista em lei. Somos rigorosos quando o assunto são os desvios de conduta”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)