(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 6 mil pessoas se candidatam às 545 permissões de táxi licitadas pela prefeitura

Os envelopes com as propostas dos candidatos começarão a ser abertos às 10h de segunda-feira. O resultado será divulgado no DOM e no portal público da BHTrans


postado em 05/06/2012 07:03 / atualizado em 05/06/2012 08:21

Segundo a BHTrans, o balanço final apontou que 6.308 pessoas físicas e 27 jurídicas entregaram todos os documentos necessários. (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Segundo a BHTrans, o balanço final apontou que 6.308 pessoas físicas e 27 jurídicas entregaram todos os documentos necessários. (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


No último dia de entrega dos documentos para concorrer às 545 permissões de táxi licitadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, o movimento foi grande na sede da BHTrans, no Bairro Buritis, Região Oeste da capital. Como na sexta-feira cerca de 2 mil pessoas tinham entregado todos os papéis necessários, a expectativa era de que ontem a procura fosse grande, já que 9.509 pessoas físicas e 69 empresas se inscreveram pela internet para participar da licitação. Segundo a BHTrans, o balanço final apontou que 6.308 pessoas físicas e 27 jurídicas entregaram todos os documentos necessários. Os demais inscritos perderam a chance de participar. Atualmente, BH conta com 5.955 permissões de táxi, número que vai atingir a marca de 6,5 mil ao fim da licitação, além das 61 para carros adaptados.

Segundo o assessor da presidência da BHTrans João Flávio Resende, os envelopes com as propostas dos candidatos começarão a ser abertos às 10h de segunda-feira. Após análise da proposta técnica e documentação de habilitação, o resultado será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e no portal www.bhtrans.pbh.gov.br. “Foi encerrado o prazo para entrega da proposta técnica, que mostra em que condições o taxista vai trabalhar, e da habilitação, que consiste em uma série de documentos provando se ele pode ou não trabalhar como motorista de táxi. A proposta técnica é classificatória, pois vamos abrir todas e pontuá-las criando um ranking. Já a habilitação é eliminatória, pois qualquer problema em algum documento impede o candidato de participar. Infrações graves ou gravíssimas nos últimos 12 meses também eliminam”, diz João Flávio.

Ainda segundo ele, alguns quesitos são decisivos para contar os pontos necessários que vão definir os futuros permissionários. “Se o carro for zero quilômetro, tiver motor 1.4 ou superior, vier com ar condicionado de fábrica e o motorista tiver 12 anos ou mais de experiência, o candidato atinge a pontuação máxima. Como provavelmente teremos vários nessas condições, será necessário fazer sorteios dentro de cada faixa de pontuação para chegarmos aos vencedores”, completa o assessor.

Das 545 novas permissões, 55 serão para motoristas com algum tipo de deficiência. A licitação ainda conta com outras 60 permissões para empresas, que foram divididas em seis grupos de 10 e são destinadas aos carros adaptados para passageiros com deficiência física.

Renda dobrada

Um dos taxistas que sonha em vencer a licitação e rodar por conta própria é Francisco Gonçalves de Araújo, de 57 anos, com 27 de experiência. Ele trabalha como motorista auxiliar das 4h às 16h. Do valor que ganha nas corridas desconta almoço, combustível e a lavagem do carro. O restante é dividido entre ele e o dono da placa, sendo 40% para o motorista e 60% para o patrão. “No domingo, tirei R$ 239, sendo que fiquei com R$ 94,30. Se for um dos vencedores vou mais que dobrar minha renda. É um sonho, pois poderei ajudar a mulher que trata de um câncer de mama e meu filho nos estudos”, conta o taxista.

Diferente de Francisco que tem mais de 12 anos de experiência e é um dos candidatos que pode atingir a pontuação máxima, Paulo Emílio Ferreira Campos, de 35, trabalha há 18 meses como taxista. “Sei que minha rodagem é menor, mas assim mesmo tenho esperança, pois vou entrar com todas as características do carro necessárias para somar muitos pontos. É uma excelente chance para aumentar a renda, fazer meus horários e ser meu próprio patrão”, garante o motorista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)