(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Falta de passarelas nas estações do BRT preocupa deputados

Comissão da ALMG visitou locais das obras e cobrou mais segurança para os passageiros que precisarão enfrentar o trânsito nas pistas mistas laterais para chegar às calçadas


postado em 01/06/2012 06:00 / atualizado em 01/06/2012 08:20

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)


Durante visita na quinta-feira às obras do BRT, integrantes da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas cobraram mais segurança nas travessias de pedestres, já que nas 35 estações das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado os passageiros terão de enfrentar o trânsito nas pistas mistas laterais para chegar às calçadas. “Não há túneis nem passarelas no projeto”, disse o presidente da comissão, deputado Délio Malheiros (PV). Segundo ele, a BHTrans alega que haverá sinais de trânsito com faixas para pedestres. “Assim, teremos mais 12 sinais entre a rodoviária e o Viaduto São Francisco e o trânsito nas pistas laterais vai parar”, disse. Malheiros disse que, apesar da informação de que haverá passarelas na Cristiano Machado, não viu nenhum equipamento no projeto que analisou.

Comerciantes da Avenida Santos Dumont, no Centro, reclamaram aos deputados da queda no faturamento com as obras, mas a comissão prometeu discutir o assunto em audiência na Assembleia. “Como na Savassi, a PBH fez uma obra sem levar em conta o interesse e a importância do comércio local. Os comerciantes não podem ser tão prejudicados e, no mínimo, a prefeitura deveria isentá-los de IPTU nesse período ”, afirmou.


O presidente da comissão quer saber também quem vai comprar os ônibus para o BRT. “Se for a iniciativa privada, já está passando da hora de publicação do edital. Sabemos que a licitação não sai com menos de um ano, pois há recursos e questionamentos”, acrescentou.


O gerente de Ação Regional Noroeste e Pampulha da BHTrans, Ângelo Martinez, disse que o projeto já prevê segurança para pedestres na Antônio Carlos. “Não haverá riscos nas travessias. Os semáforos existentes nos pontos de ônibus já oferecem segurança na travessia”, disse. Na Antônio Carlos, segundo ele, serão 25 estações.


O supervisor de Obras da Sudecap para o BRT da Avenida Pedro I, Joaquim Pimenta, também garante que não haverá perigo para os passageiros. “Vai ser tudo sinalizado. Hoje já é assim e não temos problemas. A gente sabe que, se houvesse passarelas ou túneis, seria muito mais tranquilo para o pedestre”, disse.


O gerente de Ação Regional Norte e Nordeste da BHtrans, Luiz Fernando Libânio, informou que na Cristiano Machado serão construídas sete passarelas e três travessias com faixas de pedestres. “Serão 10 terminais de embarque e desembarque que vão da Estação São Gabriel até o Túnel da Lagoinha. Dessas, sete terão passarelas”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)