(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irmão de Pedro Arthur consegue vaga na Santa Casa de BH

O menino nasceu no último sábado com problemas respiratórios. Esperou por uma vaga em CTI neonatal pública, mas não conseguiu no fim de semana


postado em 11/04/2012 12:04

(foto: Reprodução Facebook)
(foto: Reprodução Facebook)
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o recém-nascido Bernardo Diniz, irmão do menino Pedro Arthur Diniz Silva, 8, foi transferido para um leito de Centro de Terapia Intensiva (CTI) neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Belo Horizonte. O menino nasceu no último sábado, na Maternidade Santa Fé, com problemas respiratórios e precisou de uma vaga urgente para sobrevier. No entanto, os pais não encontraram disponibilidade em hospitais públicos da capital e optaram por levar o bebê para uma unidade privada.

Bernardo nasceu em um parto que foi adiantado por causa da diabetes da mãe. O pai do bebê, Rodrigo Diniz, informou que o parto aconteceu em uma unidade particular que foi custeada por amigos da família. Como a criança apresentou complicações, às 12h30 de domingo foi cadastrada na Central de Leitos dos SUS, lista usada para organizar a fila de espera por vagas. Às 18h, os pais resolveram deixar a espera e transferiram Bernardo para a Maternidade Octaviano Neves.

Ontem surgiu uma vaga para ele na Santa Casa, onde está internado e passa passa bem. A secretaria esclareceu que Belo Horizonte tem hoje 5.999 leitos, sendo 154 leitos de CIT neonatal. Informou também que, considerando a população da capital e os parâmetros do Ministério da Saúde, não há déficit de leitos de CTI neonatal.

Esse foi mais um desafio para a essa família. O menino Pedro Arthur Diniz Silva, de 8 anos, irmão de Bernardo, mobilizou Minas Gerais por causa de seu problema de saúde, desde que contraiu a meningite bacteriana, ficou tetraplégico e com dificuldades respiratórias. Ele utilizava um tubo atravessado na traqueia, conectado a um equipamento que lhe permitia respirar. Depois de briga na Justiça conseguiu fazer uma cirurgia rara. Foi é a 1ª criança na América do Sul a ter implantado um marca-passo diafragmático para dispensar o uso de respirador mecânico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)