(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeito de Ouro Preto volta a afirmar que carnaval da cidade não será prejudicado

Parte da programação terá uma pequena mudança. As escolas de samba vão se apresentar com menos alas, pois algumas agremiações dividiram o dinheiro repassado pela prefeitura para o carnaval com as famílias que tiveram prejuízos por causa da chuva


postado em 18/01/2012 17:45 / atualizado em 18/01/2012 19:35

Segundo o prefeito da cidade, as chuvas não afetaram a infraestrutura de Ouro Preto(foto: Renato Weil/EM/D.A.Press)
Segundo o prefeito da cidade, as chuvas não afetaram a infraestrutura de Ouro Preto (foto: Renato Weil/EM/D.A.Press)
 

Os foliões vão poder pular e festejar pelas ladeiras de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, mesmo com os estragos provocados pela chuva na cidade, foi o que garantiu o prefeito da cidade, Ângelo Oswaldo, em entrevista nesta quarta-feira. Um dos problemas que poderia ser um empecilho para os turistas, será resolvido. A rodoviária do município, que foi interditada após ser atingida por um deslizamento de terra que matou duas pessoas, continuará fechada. Porém, um terminal provisório será construído.

Parte da programação do carnaval da cidade terá de ser alterada por causa dos prejuízos provocados pela chuva. A mudança vai afetar apenas o desfile das escolas de samba, que terá um novo formato. Os grupos vão se apresentar apenas com bateria, mestre-sala e porta-bandeira e rainha da bateria nas sete agremiações do grupo especial.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, algumas escolas de samba são de bairros que foram atingidos. Por isso, essas agremiações resolveram dividir o dinheiro repassado pela prefeitura para o carnaval entre as pessoas que tiveram prejuízos provocados pela chuva nesses bairros.

Segundo Ângelo Oswaldo, o problema de Ouro Preto são os deslizamentos. Várias construções são feitas nas encostas em que o solo é feito em filito, material que se desfaz facilmente ao receber grande quantidade de água. O prefeito afirmou que a infraestrutura da cidade não sofreu abalos e por isso o carnaval não será afetado.

Segundo balanço da prefeitura, as chuvas provocaram 181 deslizamentos de encostas, que deixaram um rastro de destruição e prejuízo para 85 famílias ainda desalojadas e 32 desabrigadas. A reconstrução das áreas afetadas na cidade histórica deve custar pelo menos R$ 30 milhões.

Apelo do governador

O governador Antonio Anastasia (PSDB) já havia feito um apelo para que turistas de outros estados e estrangeiros não deixem de visitar as cidades históricas de Minas, mesmo após o desgaste provocado pelas chuvas deste ano nesses municípios. Ele afirmou que a Secretaria estadual de Turismo fez um levantamento e constatou que “não há nenhum dano ou prejuízo aos atrativos turísticos dessas cidades”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)