(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo lança Força Estadual de Saúde para atender vítimas da chuva

Voluntários vão para cidades atingidas para auxiliar os moradores que precisam de atendimentos médicos e psicológicos


postado em 10/01/2012 17:46 / atualizado em 10/01/2012 19:52

Minas Gerais vai contar com uma Força Estadual de Saúde para dar auxílio aos moradores das áreas atingidas pela chuva este ano. A estratégia foi montada em caráter emergencial e foi anunciada na tarde desta terça-feira pelo governador Antonio Anastasia. Em todo o Estado, 116 cidades decretaram situação de emergência e 15 pessoas morreram desde o início do período chuvoso. Outras três pessoas seguem desaparecidas.

O governo já tem 490 profissionais cadastrados, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, que serão divididos em grupos. Cada equipe será formada por pelo menos um médico e um enfermeiro e, dependendo da necessidade, elas contarão também com um psicólogo ou assistente social. Os profissionais irão atender em abrigos ou tendas montadas pela Defesa Civil. Caso seja necessário, os pacientes poderão ser encaminhados para a rede de assistência da região, cujo levantamento está sendo atualizado pela Secretaria de Saúde. As equipes também poderão fortalecer as equipes de plantão nas urgências dos hospitais de referência.

Chuvas em Belo Horizonte

A prioridade será atender pacientes hipertensos, diabéticos, cardíacos, pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia e, ainda, grávidas a partir do sexto mês de gestação. Também serão atendidos casos agudos como febres, diarreias, entre outros sinais de alerta de doenças infecciosas, reduzindo, assim, as sequelas e mortes evitáveis, além de prestar assistência em tempo hábil às populações atingidas pelas enchentes.

Para acessar locais de difícil acesso, os voluntários contarão com 20 caminhonetes 4 x4, que foram alugadas pelo governo. Os integrantes vão receber ajuda de custo para alimentação e hospedagem nas cidades para os quais forem designados, além do material necessário para atender a população.

Estado de Calamidade

Anastasia afirmou que a estratégia para enfrentar o estado de calamidade que vive Minas Gerais é dividia em três etapas. Primeiro será a volta à normalidade, com o retorno do abastecimento de água e energia nas cidades atingidas. A segunda etapa será a restauração dos municípios atingidos e a última será de obras estruturantes.

As pessoas que quiserem participar da Força Estadual ainda podem se inscrever pelo site da Secretaria de Saúde, no endereço www.saude.gov.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)