(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fé e religiosidade em homenagem à Nossa Senhora da Conceição


postado em 09/12/2011 07:36

Devotos homenagearam a santa em cortejo nas ruas do Centro da capital(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Devotos homenagearam a santa em cortejo nas ruas do Centro da capital (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Missas e procissões celebraram ontem, na capital e cidades do interior, o dia de Nossa Senhora da Conceição. De acordo com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Pio IX que, em 1854, promulgou o dogma. Imaculada Conceição significa que a mãe de Jesus foi concebida sem a mácula do pecado original. Em BH, a devoção a Nossa Senhora da Conceição é tão grande que muitos fiéis pensam que a santa é a padroeira da capital, quando, na verdade, é Nossa Senhora da Boa Viagem.

Na manhã de ontem, centenas de pessoas participaram, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Rua Além Paraíba, no Bairro Lagoinha, na Região Noroeste, da tradicional missa celebrada pelo bispo auxiliar Wilson Luís Angotti Filho. Cerca de 30 mil pessoas passaram pelo santuário durante todo o dia. Eram fiéis que pagavam promessas, agradeciam as bênçãos concedidas, faziam pedidos e que também levaram imagens para serem benzidas ou simplesmente agradeciam. “Imigrantes italianos e sírio-libaneses, que participaram da construção de BH, trouxeram essa devoção, construindo essa igreja que hoje é um santuário”, disse o pároco Ademir Ragazzi.

Em Pedro Leopoldo, na região metropolitana da capital, cuja padroeira é Nossa Senhora da Conceição, foram celebradas missas durante todo o dia. No início da noite, uma procissão luminosa com a imagem da santa percorreu algumas ruas da cidade. Do lado de fora do templo, festeiros esperaram fiéis com delícias oferecidas nas típicas barraquinhas. Em Conselheiro Lafaiete, na Região Central do estado, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída no século 18, foi reinaugurada, depois de oito anos fechada.

HISTÓRIA
A Igreja tinha certa dificuldade para a aceitar o mistério da Imaculada Conceição de Maria (concepção imaculada). Em 1304, o papa Bento XI promoveu, na Universidade de Paris, na França, uma assembleia dos doutores mais eminentes em teologia, para refletir sobre o tema. Foi o franciscano João Duns Escoto (1266-1308) quem resolveu a questão, ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Dessa forma, começou a tradição de celebrar a Imaculada Conceição de Maria. A própria Virgem Maria, em aparição a Santa Catarina Labouré, em 1858, pediu que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.

Em Minas Gerais, nove cidades e 25 outras localidades têm Conceição no nome. Ontem, na maioria delas houve festas religiosas, com missas, procissões e manifestações folclóricas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)