(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineiro se torna pai de gêmeos aos 88 anos

Homem que já é bisavô e mulher de 52 anos conseguem ter filhos em Nova Lima por meio de fertilização in vitro


postado em 14/09/2011 06:00 / atualizado em 14/09/2011 06:17

 

Depois de passar mais de 20 anos tentando ter um filho, a psicóloga Janete da Silva Pinheiro, de 52 anos, e o marido, o professor universitário aposentado Ítalo Albizzati, de 88 anos, tiveram um casal de gêmeos no Hospital Vila da Serra, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ítalo já é bisavô em outro casamento, mas Janete tornou-se mãe pela primeira vez. É o caso que envolve os pais mais velhos já registrado no Brasil e possivelmente no mundo levando em conta o somatório das idades dos dois, que é igual a 140 anos.

Os bebês nasceram prematuros, na sexta-feira, na 31ª semana de gestação. Alice pesa 1,5 kg e tem 41 cm e Pedro é menor, tem 37 cm e 1,4 kg . Os dois estão na incubadora, respirando com a ajuda de aparelhos. Em duas semanas vão começar a receber a amamentação da mãe, que já recebeu alta médica e visita os filhos todos os dias. “Janete deve estar se sentindo a mãe mais feliz do mundo porque conquistou o sonho da maternidade perseguido por mais de 20 anos e ainda por cima foi premiada com um casal de filhos”, comenta o médico João Ricardo Auler, especialista em reprodução assistida que acompanhou a gravidez.

A chance de Janete engravidar era inferior a 1%, mesmo com a ajuda da técnica de fertilização in vitro em laboratório. Os procedimentos foram todos realizados na clínica de reprodução assistida no Rio de Janeiro (RJ). “Apesar de ele ter 88 anos, o que dificulta a gravidez é a idade dela. Isso porque o homem continua produzindo espermatozoides, que se renovam a cada dia. Já a mulher nasce com os óvulos prontos, que vão envelhecendo junto com ela. A partir dos 35 anos, ela passa a ter dificuldade de engravidar”, explica Auler.

Tentativas

A gravidez, que era pouco provável por causa da idade, veio na segunda tentativa de Janete, seis meses depois, atendendo ao pedido do casal de agilizar o procedimento. “Foi rápido. Ela queria muito ter um filho, mas consegue manter a calma e não deixa o emocional interferir. O pai também é tranquilo. Quando a vontade de procriar é exagerada, pode levar a um estresse na mulher e a alterações mecânicas no útero que mudam a dinâmica hormonal e dificultam o processo”, conta o médico.

Ítalo fez um procedimento cirúrgico para a retirada dos espermatozoides e uma tecnologia avançada ajudou a aumentar as chances de sucesso. Os espermatozoides foram selecionados com a ajuda de um supermicroscópio, capaz de ampliar a imagem em até 20 mil vezes. Os melhores foram escolhidos e injetados nos óvulos. Só depois da fecundação feita no laboratório, os embriões são transferidos para o útero da mãe.

Ao três meses de gravidez, Janete chegou a dar entrevista à imprensa carioca, dizendo que o casal não tinha medo do futuro por saber que tem uma “história linda para contar para os filhos”. “Tinha que ser um filho dele, do meu grande amor, porque daí eu vou contar a nossa história, e eles vão entender”, disse na época.

 

ENTREVISTA COM JOÃO RICARDO AULER
ESPECIALISTA EM MEDICINA REPRODUTIVA


Diretor da clínica no Rio de Janeiro onde foram feitos os procedimentos que resultaram na gravidez inédita de Ítalo e Janete, especialista diz que com avanço da fertilização in vitro não há mais limite de idade para ter filhos, especialmente para o homem.

O que representa o caso de Ítalo e Janete para a medicina?
Não conheço somatório de idade tão alto quanto a desse casal, em que Ítalo aos 88 e Janete aos 52 somam 140 anos gerando filhos. O caso representa a evolução da ciência, especialmente da fertilização in vitro, que se iniciou em 1978 com apenas 5% de resultado e hoje atinge taxas de 50% a 60% de resultado com a evolução da técnica, dos medicamentos para estimular a ovulação, das estufas para guardar o embrião imitando o ambiente tubário. A ciência está conseguindo resultados mais satisfatórios e maiores que a natureza.

Até que idade um homem pode ter filhos?
Com 90, 100 anos o homem ainda está reproduzindo porque ele renova o sêmen a cada dia. Já a mulher nasce com os óvulos, que vão perdendo a função com o passar do tempo. Em relação à diminuição da libido, o homem tem a condição de tomar um estimulante para ter uma atividade sexual mais intensa e apelar para a medicina reprodutiva se quiser ter filhos mais velho.

Mas existe algum limite de ordem ética ou moral para um homem ter filho em idade avançada?
Não está escrito em nenhuma literatura até que limite de idade um casal deve procriar. Algumas pessoas vão condenar o casal dizendo que os pais não vão conseguir acompanhar o desenvolvimento dos filhos. O importante é que eles não vão morrer antes de conquistar o sonho da maternidade. Para a Janete, principalmente, considerando que uma mulher vive até os 75 anos de vida, ela ainda vai acompanha 20, 30 anos da vida das crianças, que vão ser mais valorizadas e serão mais felizes do que muitas crianças no mundo. Afinal de contas, ela está há mais de 20 anos tentando ser mãe.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)