(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INAUGURAÇÃO

Peças sacras recuperadas pela polícia são expostas em memorial


postado em 02/06/2011 12:03 / atualizado em 02/06/2011 12:15

População pode ajudar a enviar peças sacras apreendidas para igrejas de origem(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)
População pode ajudar a enviar peças sacras apreendidas para igrejas de origem (foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira o Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, na Praça Duque de Caxias, 200, Bairro Santa Tereza, na Região Leste. A estreia do museu, em grande estilo, conta com a mostra Arte Sacra Recuperada, com apresentação de 258 objetos dos séculos 19 e início do 20. O arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo e o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda marcaram presença no evento.

O museu será uma oportunidade para a população conhecer mais sobre o patrimônio de Minas e ajudar na identificação de peças furtadas de igrejas e capelas e apreendidas em operações da Polícia Civil. O acervo ficou guardado por mais de uma década num depósito da Secretaria de Estado de Defesa Social, no Bairro Barro Preto, na Região Centro-Sul, e começou a ser catalogado há dois anos e meio por especialistas do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG) e do Ministério Público Estadual (MPE), via Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC).

Serviço

A exposição está aberta ao público será na sexta-feira e o evento se estende até 29 de julho, sempre das 14h às 16h. Os visitantes podem ver imagens de Santa Luzia e Santo Antônio, crucifixos, castiçais, cálices, âmbulas e patenas (nas quais se põem hóstias consagradas), turíbulos, navetas (para incenso), missais, custódias, livros, medalhas e outros. Em cada uma foi colocada etiqueta com código e foto. Os organizadores querem que os visitantes auxiliem na descoberta da procedência dos objetos, para que eles retornem aos altares originais.

(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press)

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)