(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Perueiro é flagrado em blitz no Bairro João Pinheiro

O soldado aposentado de 70 anos já foi flagrado cinco vezes fazendo transporte clandestino


postado em 30/05/2011 11:08 / atualizado em 30/05/2011 11:48

O policial aposentado exercia atividade de perueiro e foi surpreendido em blitz na capital (foto: Paulo Filguueiras/EM DA Press)
O policial aposentado exercia atividade de perueiro e foi surpreendido em blitz na capital (foto: Paulo Filguueiras/EM DA Press)

Um perueiro foi flagrado na manhã desta segunda-feira na Avenida Vereador Cícero Idelfonso Delta, no Bairro João Pinheiro, Região Noroeste de Belo Horizonte. O soldado aposentado da Polícia Militar (PM), Lourival de Miranda, de 70 anos, foi abordado numa blitz quando transportava clandestinamente, num Santana Quantum, quatro pessoas para Sete Lagoas. Segundo a BHTrans e a PM, os passageiros pagaram R$ 12 para sair do Centro de Belo Horizonte com destino à cidade da Região Central de Minas.

De acordo com a BHTrans, o militar aposentado já foi abordado cinco vezes em fiscalizações. Ele é um velho conhecido dos fiscais e atua com ponto na Avenida Olegário Maciel esquina com Rua Paulo Frontim, perto da rodoviária da capital. Todas as vezes que a fiscalização flagrou Lourival de Miranda o carro dele foi apreendido. O veículo fica 10 dias no pátio do Detran e é resgatado pelo soldado reformado mediante pagamento da diária do estacionamento e reboque. Segundo a BHTrans, não existe multa. No caso do perueiro é feita apenas a apreensão do carro. De acordo com a PM, todas as vezes que Lourival foi abordado, tentou desacatar os fiscais e policiais da blitz pela condição de militar aposentado.

Ainda de acordo com a BHTrans, o Santana Quantum é totalmente regular. Segundo o coordenador de fiscalização e combate ao transporte clandestino da empresa, Carlos Xavier, os perueiros estão preferindo, cada vez mais, usar carros de passeio para fugir da fiscalização. O carro de Lourival foi para o pátio da BHTrans e o motorista liberado.

Uma série de reportagens do Estado de Minas denunciou atividade de perueiros que obtêm licenciamento para desafiar a lei na região metropolitana. As brechas deixadas por um sistema de transporte coletivo longe da eficiência, partem ao encontro da multidão de passageiros que a cada dia usam os serviços dos perueiros.

A população se arrisca nesses veículos que são verdadeiras afrontas ambulantes à legislação de trânsito, à segurança dos passageiros e aos órgãos de fiscalização. Os perueiros invadiram, além de ruas da Grande BH, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Os transportadores clandestinos que agem no terminal conseguem o licenciamento para continuar transitando com seus veículos, apesar de acumularem uma lista de multas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)