(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ponte metálica na BR-381 vai ser precária


postado em 28/04/2011 06:00 / atualizado em 28/04/2011 07:11

Construção de passagem provisória será feita pelo Exército(foto: Jorge Gontijo/EM/D.A. Press)
Construção de passagem provisória será feita pelo Exército (foto: Jorge Gontijo/EM/D.A. Press)

As pontes metálicas provisórias que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) pretende instalar sobre o Rio das Velhas só têm capacidade para 40% do fluxo da BR-381, por onde passam 50 mil veículos por dia. Em estradas menos movimentadas, engarrafamentos se tornaram rotineiros em vista das limitações da travessia improvisada, que só comporta 10 mil veículos/dia. E o Exército precisa avaliá-la diariamente, com a interrupção do tráfego por meia hora. “A ponte atende precariamente a necessidade, mas é melhor com ela do que sem”, diz o comandante da 39ª Companhia da Polícia Militar de Goiás, major José Roberto Porfírio, chefe do policiamento de Itaberaí (GO), onde, em janeiro, uma ponte caiu na rodovia GO-070 e o Dnit instalou a primeira estrutura metálica temporária.

Em nove dias, os motoristas já contavam com uma nova passagem. “O Exército demora três dias para montar a ponte”, diz o major. Na BR-381, a previsão é de que as pontes sejam concluídas e liberadas em duas semanas.

Um problema em Goiás é que o Exército precisa monitorar diariamente a estrutura. Para isso, o tráfego é interrompido todas as tardes por 30 minutos. Enquanto isso, filas de caminhões e carros se formam ao lado da travessia. Se o mesmo ocorrer na BR-381, as filas serão bem mais consideráveis. Em feriados, os congestionamentos ultrapassaram a 10 quilômetros. Em Goiás, só é usada uma ponte e, como ela só tem capacidade para receber veículos num sentido, é preciso que um operador de pare e siga oriente os motoristas. O mesmo não deve ocorrer em Minas, onde a previsão é que sejam instaladas duas pontes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)