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Estado de Minas

Deputados querem estadualização das BRs em Minas


postado em 27/04/2011 06:00 / atualizado em 27/04/2011 06:28


Parlamentares estaduais que compõem o Bloco Transparência e Resultado estiveram nessa terça-feira na ponte interditada para avaliar a situação, defenderam a estadualização das BRs e cobraram do governo federal medidas urgentes para amenizar o caos que se instalou no estado em decorrência da paralisação da BR-381.

Os deputados garantem que, uma vez estadualizadas, e com os repasses da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico por parte do governo federal, as rodovias seriam melhor cuidadas pelos estados, que estão mais perto dos problemas.

“A estadualização é importante porque até hoje não se conseguiu um resultado para a duplicação da rodovia. Com o repasse dos recursos para o estado, a solução seria mais rápida”, analisa o deputado Bonifácio Mourão (PSDB). Ele salientou que a ponte sobre o Rio das Velhas foi construída há mais de 50 anos e previa tráfego de caminhões de até sete toneladas, sendo que hoje há veículos que cruzam a estrutura carregando até 40 toneladas. “O movimento previsto era de 500 veículos por mês, hoje são 60 mil”, salienta o parlamentar.

O deputado Fred Costa (PHS) disse que o quadro de calamidade é o mesmo em outros pontos de Minas. “Estamos solicitando a atenção do governo federal para as nossas rodovias”, explicou. Chamaram a atenção de Fred Costa a rachadura na ponte e estado precário dos passeios da estrutura, esburacados e, em algumas partes, com largos vãos que punham em perigo os pedestres.

Recursos

O governo federal vai repassar recursos ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), que fará melhorias estruturais nas rodovias estaduais para onde foi desviado o fluxo de veículos da BR-381, por causa da interdição da ponte sobre o Rio das Velhas. O anúncio foi feito nessa terça-feira pelo superintendente do Dnit em Minas, Sebastião Donizete de Souza, depois de reunião com o governador Antônio Anastasia (PSDB) na Cidade Administrativa. O valor do investimento e a data do início das obras de recuperação do asfalto e reforço da sinalização não foram informados. O governador determinou que a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) intensifique a fiscalização nas estradas e a orientação aos motoristas que passaram a usar as rotas alternativas.

O encontro foi solicitado por Anastasia, que colocou a estrutura do DER-MG à disposição do Dnit. “Na história rodoviária de Minas, nunca tivemos situação tão grave como esta. Vamos reforçar a sinalização e a orientação aos motoristas, para que haja o mínimo de transtorno possível nos acessos às cidades incluídas nas rotas alternativas. A estrutura viária também será reforçada, como na Rodovia dos Inconfidentes”, disse o governador.

Segundo o superintendente do Dnit, além da BR-356, passarão por reformas a MGC-262, entre Sabará a Caeté; a MG-435, entre Caeté e a BR-381; a AMG-145, conhecida como Avenida Beira Rio, em Santa Luzia; a Via 240 e a MG-020, prolongamento entre BH e Santa Luzia. Outra medida anunciada por Anastasia foi a antecipação da pavimentação das rodovias entre Taquaraçu de Minas e Bom Jesus do Amparo e entre Caeté e Barão de Cocais. “São obras orçadas em R$ 5 milhões, que estavam previstas para começar em 2012. Vamos começá-las neste ano.”(Com EB)


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