(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas FALA, ESPECIALISTA

Veterinária dá dicas de qual a melhor dieta para seu animal

Sarah Teixeira é médica veterinária e pós-graduanda em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais


postado em 10/10/2015 06:00 / atualizado em 08/10/2015 11:32

"Uma boa alimentação é fundamental para a vida saudável dos nossos bichinhos. Em qualquer mamífero, o leite materno é uma fonte única e completa de energia e imunidade. Para cães e gatos, o período de amamentação termina em torno dos 30 dias de vida.

Depois disso, é preciso adquirir de outra forma essas fontes de energia. Entre milhares de produtos, existem três opções principais de forma de apresentação: ração seca, que é mais dura e tem maior durabilidade, pois o teor de umidade é menor que 10%; ração semiúmida, mais macia, com o teor de umidade em torno de 20%; e a ração úmida, que são os enlatados, mas, apesar de serem alimentos balanceados, não substituem a ração seca.

Ela deve ser oferecida como um complemento, é extremamente palatável, mas se deteriora muito rápido em temperatura ambiente. Lembrando que, quanto mais úmida/pastosa a ração, maior a chance de formação de tártaro nos dentes.

Sem contar que todo o trabalho muscular envolvido na mastigação é importante para a manutenção da saúde bucal. Os cães têm necessidades energéticas diferentes, que variam entre filhotes, adultos, idosos, portes e raças. Os gatos também necessitam de rações próprias. As síndromes urológicas são comuns nos felinos, desenvolvidas por inflamações, infecções e cálculos na vesícula urinária, devido à má qualidade da dieta. Hoje, existe uma variedade de rações, e o dono pode escolher aquela ideal para o pet."

Sarah Teixeira é médica veterinária e pós-graduanda em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)