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A arte de permanecer no topo

Mais que alcançar um bom lugar no ranking, desafio de manter a melhor reputação mobiliza as empresas

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postado em 15/03/2015 06:12 / atualizado em 15/03/2015 13:17

Beto Magalhães/EM/D.A Press %u2013 15/12/14

Cinco vezes destaque no ranking das Marcas Mais Prestigiadas em Minas com sede no estado, as empresas Cemig, Fiat, Usiminas, Unimed-BH, Copasa, Votorantim Metais, Gerdau, Araújo e Itambé sempre surgiram em posições importantes no estudo realizado e publicado pelo Estado de Minas em parceria com a Troaino de Branding e Ideia Comunicação Empresarial. Além de se firmar em posições de liderança no pódio do prestígio, da reputação e da credibilidade junto a seu público-alvo, as organizações trazem a característica de se destacar em rankings gerais e, também, por setores da economia. Elas são indicadas, ainda, em segmentações da pesquisa como empresas com excelência para se investir, recomendar produtos e trabalhar.

A Fiat aparece cinco vezes no primeiro lugar do pódio, seguida pela Cemig e pela Usiminas, que leva a medalha de bronze no balanço dos cinco anos da pesquisa. Mais que conquistar o pódio, as empresas estão se mantendo nele. Unimed-BH, Copasa, Votorantim Metais, Gerdau, Araújo e Itambé também são destaques, e não só no ranking dos cinco anos, mas também em seus segmentos.O diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Luiz Fernando Rolla, destaca que o mercado está cada vez mais exigente e cobra das empresas postura de constante investimento em qualidade. “A Cemig é uma prestadora de serviço e, por isso, é constantemente avaliada por seus clientes e pela sociedade. Se não tiver uma reputação forte e uma marca admirada, a empresa terá dificuldade em obter índices de satisfação. O consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, e por isso buscamos sempre oferecer o melhor serviço”, afirma o executivo.

Comentando a participação de destaque da Usiminas na pesquisa, o presidente da empresa, Rômel Erwin de Souza, há quase 40 anos na companhia onde começou sua carreira como auxiliar administrativo, diz que, na base de uma corporação, estão as pessoas. “São elas que impulsionam a Usiminas, dialogando em equipe e debatendo as ideias. Sobre essa base, de confiança e cooperação, o esmero em todos os processos é uma consequência. Isso significa dominar a tecnologia, estar próximo da realidade dos clientes, buscar a eficiência operacional e reduzir custos com responsabilidade, preservando as necessidades da empresa de se manter competitiva”, afirma o executivo.

Edésio Ferreira/EM/D.A Press %u2013 31/10/14

Rúbria Coutinho, especialista em desenvolvimento organizacional e recursos humanos, reforça que, embora a reputação de uma marca tenha uma percepção subjetiva, uma boa reputação é um ativo intangível, que gera resultados concretos de negócio à medida em que influencia comportamentos de apoio com relação à empresa, como o consumo de seus produtos e serviços, confiança do mercado investidor, acesso ao mercado de capitais, garantia de contratos e atração de outro bem que vale ouro, seus talentos humanos. “A reputação gera ainda credibilidade, estima, respeito e admiração.”

“Acreditamos que uma empresa que é admirada é aquela que inspira outras pessoas ou outras empresas pela sua forma de ser e pelo valor que ela gera para a sociedade. Buscamos transferir esse sentimento de pertencimento para quem está fora da empresa, mas que é peça fundamental no nosso dia a dia, pois vivemos em uma construção permanente. Assim, acreditamos que existe prestígio quando a empresa se mostra aberta e disposta a continuar evoluindo com a sociedade”, diz Arlene Domingues, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Comunicação da Votorantim Metais. Para ela, confiança, reputação e prestígio são atributos que não surgem da noite para o dia. São construídos ao longo do tempo. Segundo Domingues, a diretriz e a prática de relações éticas e transparentes com o público-alvo contribuem para o zelo da sua reputação. Segundo ela, é preciso dar visibilidade a iniciativas como a busca da sustentabilidade, bem como trocar experiências positivas no que tange a processos, operações e tecnologias, a fim de estimular a competitividade da indústria brasileira.

ENCANTAMENTO “As nossas colocações nesse ranking são sinais de que, mais uma vez, estamos no caminho certo e que devemos continuar nessa busca constante para melhorar nosso atendimento e encantar nossos clientes. O trabalho começa todo de novo”, diz, satisfeito, André Giffoni, gerente de Marketing da Drogaria Araújo, sobre a presença da empresa, mais uma vez, entre as melhores.

Dando uma dica do segredo para estar na preferência do consumidor, a Unimed-BH diz que é preciso gostar do que se faz, fazê-lo bem e focar o que é relevante para o cliente. “Na Unimed-BH, nós temos a vocação de cuidar de pessoas, e trabalhamos para fazer isso de forma cada vez melhor. Resultados como o da pesquisa Marcas Mais Prestigiadas em Minas mostram que estamos trilhando o caminho correto”, aponta Luiz Fernando Neves Ribeiro, diretor comercial e institucional da cooperativa médica, que vem brilhando no pódio. Segundo ele, para conquistar credibilidade, a operadora busca cumprir a promessa de qualidade e satisfação embutida na marca. “Nossa trajetória tornou a Unimed-BH um sinônimo de plano de saúde entre os mineiros, o que reflete os nossos investimentos em inovação, na qualificação da atenção à saúde e da gestão e no relacionamento com os clientes.” Luiz Fernando Ribeiro diz que, mais do que uma percepção positiva, o desempenho da Unimed-BH é avaliado de forma objetiva pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em 2014, a cooperativa alcançou novamente a faixa máxima do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), medido pela agência.


SEQUÊNCIADE SUCESSOS

Confira as empresas que mais se destacaram nos cinco anos da pesquisa:

» CEMIG
» FIAT
» USIMINAS
» UNIMED-BH
» COPASA
» VOTORANTIM METAIS
» GERDAU
» ARAÚJO
» ITAMBÉ
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