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Marcas mais prestigiadas

Confiança acima de tudo

Destaques no segmento 'Alimentos' mostram identidade fortalecida com a família e o bem-estar

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postado em 15/03/2015 06:08 / atualizado em 15/03/2015 13:14

Itambé/Divulgação

Alimentos cuidadosamente fabricados na indústria e que há gerações chegam à mesa do consumidor. Praticamente um sinônimo de qualidade para quem escolhe os produtos que são consumidos por toda a família. No segmento que avalia as empresas de alimentos com maior reputação no estado, o ranking Marcas Mais Prestigiadas em Minas indica quais são as queridinhas dos mineiros. Nestlé, Sadia, Itambé, 3 Corações, Aymoré, Santa Amália, Pif Paf, Vilma, Forno de Minas, Embaré e Plena estrelam a pesquisa.

Com operações em 83 países e presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa da Kantar Worldpabel, a Nestlé inicou suas operações no país em 1921, fabricando o leite condensado Moça. Hoje, a empresa tem ampla atuação, produzindo achocolatados, chocolates, produtos lácteos, cafés, cereais matinais e água, entre uma diversa gama de produtos. Atualmente, a companhia tem 31 unidades industriais no país, gerando 22 mil empregos diretos, e se prepara para inuagurar sua sexta unidade fabril em Minas, em Montes Claros, Norte do estado. A pesquisa revela que os produtos Nestlé têm alta reputação entre os mineiros. Além de estar no topo do pódio, no interior e na capital, a marca de alimentos é a preferida dos consumidores.

A segunda colocada no segmento Alimentos, a Sadia, está também entre as 10 marcas preferidas pelo público do interior. Junto da Nestlé, a Sadia está ainda entre as 10 mais prestigiadas pelas mulheres – a Nestlé está no pódio também do público masculino. A BRF, detentora da marca Sadia, é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e suínos e a sétima maior empresa de alimentos do mundo em valor de mercado. A empresa possui cerca de 100 mil funcionários, 47 unidades industriais no Brasil, 10 fábricas no exterior e 27 centros de distribuição. “Estar entre as marcas mais lembradas pelo consumidor é uma satisfação enorme para a BRF. Esse histórico de reconhecimento mostra que a empresa tem feito um trabalho louvável de posicionamento de suas marcas, que se tornaram símbolo de inovação”, diz a empresa em nota.

LEITE MINEIRO Firme no pódio do prestígio, a mineira Itambé se destaca não só em seu segmento: é a quarta empresa no ranking geral das marcas, que elegeu as 10 mais prestigiadas no estado. A Itambé também está entre as empreas que mais se destacaram na série histórica do estudo, que teve início em 2010. “É um orgulho para nós fazer parte do ranking das 10 mais prestigiadas de Minas. A premiação é reflexo do trabalho árduo de uma empresa que tem como principal foco os consumidores. O sucesso e reputação de uma marca estão extremamente ligados ao relacionamento que a empresa mantém com cada um deles. Por isso, a nossa principal missão é traduzir os seus desejos e anseios para desenvolver produtos de alta qualidade, que atendam às suas expectativas”, comemora Martim Ibrahim Bernardara, gerente-geral de Marketing da Itambé.

O Café 3 Corações, além de figurar no ranking geral da credibilidade e reputação, assegurando a sétima posição, está em um estrelado quarto lugar no seu segmento, demonstrando grande fôlego junto à opinião pública. “O Grupo 3 Corações zela pela qualidade de seus produtos e pela reputação de suas marcas. Além disso, queremos estar onde as pessoas estão, participar de momentos especiais de suas vidas, ou seja, criar laços com nossos consumidores”, diz a diretora de Marketing do grupo, Paula Castellan. “Ser reconhecida como uma das marcas mais prestigiadas de Minas Gerais nos mostra que estamos no caminho para atingir esse objetivo”, reforça.
Santa Amália/Divulgação

A Aymoré, empresa do grupo Arcor, é outro destaque no ranking de alimentos. Segundo Anderson Freire, gerente de Marketing do grupo, o resultado é o reconhecimento pelo trabalho realizado pela empresa. Ele diz que a confiança do consumidor na marca se renova há 90 anos, desde que o primeiro biscoito foi produzido na fábrica, em Contagem, ainda na década de 30. Segundo Freire, a empresa investe em inovaçãoes, e a partir de agosto lança produtos que vão ao encontro da busca da população por alimentos saudáveis.

Com 2 mil funcionários, a mineira Santa Amália, que pertence ao grupo peruano Alicorp, credita o sucesso da reputação à fidelidade da marca à qualidade dos seus produtos, aos constantes investimentos em inovação e a uma eficiente cadeia distribuidora, que está próxima ao consumidor. A empresa estreia no ranking de seu segmento já arrebatando posição entre as 10 marcas mais prestigiadas entre os mineiros. “A Santa Amália está na vanguarda da inovação, atendendo sempre aos anseios do consumidor, estando presente em 25 mil pontos de venda. Ao mesmo tempo em que investe maciçamente em pesquisa e inovação, criando produtos como o macarrão que não leva óleo para cozinhar, é referência no espaguete com ovos, consumido por gerações de brasileiros”, diz Vicente Barros, presidente da Santa Amália. Segundo ele, investimentos de R$ 30 milhões contemplam, entre outras frentes, a renovação, em 2015, do parque de máquinas da fábrica em Machado, no Sul do estado. Segundo o executivo, mesmo em um ano de menor perspectiva de crescimento econômico, a Santa Amália projeta avançar 5% em volume de vendas. O executivo também cita os investimentos em marketing, que levam as novidades para o consumidor, assim como campanhas nos chamados food trucks, onde o público degusta as massas em pontos estratégicos, como redes de supermercados.

Produzindo dentro do seu portfólio, um dos carros-chefes da culinária mineira, o pão de queijo, a Forno de Minas é apontada no ranking de credibilidade e reputação. “Ser reconhecida como uma marca que fabrica um produto tipicamente mineiro – nosso carro-chefe é o pão de queijo – é uma responsabilidade muito grande”, diz Hélida Mendonça, diretora de Recursos Humanos e Comunicação. Segundo ela, a Forno de Minas é responsável por divulgar uma das melhores e mais tradicionais iguarias de Minas Gerais, não só dentro do próprio estado, como no Brasil e no exterior. “O reconhecimento é um orgulho imenso, principalmente em um momento em que celebramos os 25 anos de nossa empresa. É uma data que reforça conquistas que só o tempo pôde trazer: tradição, qualidade, respeito, aprendizado e inovação. E a inclusão no ranking é prova desse reconhecimento.”


• SEGURANÇA

Ranking das marcas de destaque no setor de alimentos

» 1º NESTLÉ
» 2º SADIA
» 3º ITAMBÉ
» 4º CAFÉ 3 CORAÇÕES
» 5º AYMORÉ
» 6ª SANTA AMÁLIA
» 7º PIF PAF
» 8º VILMA
» 9º FORNO DE MINAS
» 10º EMBARÉ
» 11º PLENA
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