SIGA O EM

Leitores do EM tiram dúvidas sobre o Imposto de Renda

Declaração pode ser enviada à Receita Federal até o dia 30 de abril

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/03/2014 06:00 / atualizado em 12/03/2014 08:01

Em 2013, realizei um implante capilar e de saber se os gastos podem ser deduzidos na de 2014, considerando-se que o procedimento é uma cirurgia reparadora.

Sebastião Santana - Belo Horizonte

Consideram-se despesas médicas ou de hospitalização os pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. São dedutíveis da base de cálculo do IRPF as despesas médicas comprovadas, independentemente da especialidade, inclusive as relativas à realização de cirurgia plástica, reparadora ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde física ou mental do paciente. Deve-se considerar, portanto, as condições em que foi realizada a cirurgia e se o seu valor integrar a conta emitida por estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica será dedutível, caso contrário não poderá haver dedução.


DECLARAÇÃO DE VEÍCULOS
Comprei um carro em Janeiro de 2010, com uma entrada de R$ 8 mil e 36 parcelas de R$ 734,15. Antecipei os últimos  pagamentos e, em dezembro de 2012, o mesmo já estava quitado. Como devo preencher a coluna de 31.12.2012 e 31.12.2013. Em quais hipóteses devo preencher o campo de dividas e ônus?

Nilton Soares de Carvalho Júnior - Santa Luzia (MG)

Na compra de bens a prazo, o contribuinte deverá lançar o valor da entrada e das prestações pagas até o dia 31 de cada ano, nas respectivas colunas da Declaração de Bens. O procedimento indicado implica na capitalização dos respectivos valores, acumuladamente em cada ano, e como tal não haverá lançamento a título de dívidas e ônus reais.
Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600