SIGA O EM

Provas do Enem têm questões sobre machismo, meio ambiente e direitos humanos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 05/11/2016 19:19

Priscila Botelho - Especial para o Correio Braziliense

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 manteve a tradição de tratar temas ligados a direitos humanos e meio ambiente. Segundo relatos dos primeiros candidatos a deixarem os locais de provas, machismo e poluição estavam entre os assuntos abordados.

Paula Abad, 17 anos, achou o exame atual por ter tocado nesses temas. "Questões sobre o machismo, a poluição e a internet foram abordadas na prova. Outras questões faziam um paralelo entre o passado e presente", explica.

Vitor Nóia, 19, achou a prova moderada. "Achei os temas atuais. Além disso, foi bacana abordarem o papel da mulher na sociedade e questões de gênero", diz. No ano passado, umas das questões do exame trazia uma frase da autora francesa Simone de Beauvoir.

Ana Gabriella Tittoto, 16, esperou até as 17h30 para poder levar o caderno de prova. "É bom que já confiro com o gabarito preliminar da minha escola", conta. Ela não achou a prova difícil. "Meus pontos fortes são química e física, e caiu muita coisa que eu estudei. No ano passado, estava mais difícil", acredita a estudante, que pretende cursar medicina. "Estudo todos os dias, faço questões antigas. Não estava nervosa."

Gabaritos extraoficias

O em.com.br e o Portal Uai publicaram o gabarito extraoficial das provas aplicadas neste sábado, primeiro dia do Enem 2016. As questões foram solucionadas por professores do Chromos para possibilitar que os candidatos tenham noção sobre seu desempenho nos exames de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para conferir, acesse aqui a matéria.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600