(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Teste seu conhecimento no simulado do Enem produzido pelo Estado de Minas


postado em 28/10/2012 07:02 / atualizado em 28/10/2012 07:14

Clique aqui para fazer o download da prova
Clique aqui para fazer o download da prova
No próximo fim de semana, quase 6 milhões de estudantes brasileiros vão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode garantir uma vaga no ensino superior. Esta última semana deve ser aproveitada com inteligência pelos candidatos, tanto para as revisões do conteúdo quanto para os momentos de descanso e lazer, imprescindíveis para que mente e corpo estejam em pleno funcionamento durante a avaliação. Para ajudar nessa empreitada, o Estado de Minas convidou quatro das 10 escolas de Belo Horizonte mais bem posicionadas no Enem 2011 – os colégios Santo Antônio, Magnum Agostiniano, Loyola e Marista Dom Silvério – para reunir questões das quatro áreas cobradas no exame.

Os simulados são ótimas oportunidades para que o estudante verifique se o conteúdo estudado foi assimilado e de que forma pode aplicar esse conhecimento. Além disso, são importantes ferramentas para evitar as temidas surpresas e pegadinhas. Tão importante quanto essa última revisão, a poucos dias do início das provas, é o cuidado com a saúde e o bem-estar. O ideal é que, a partir do meio da semana, o ritmo seja desacelerado. Para aqueles que investiram no estudo com calma e antecedência, a matéria já foi aprendida e o importante é se preparar física e psicologicamente para os longos testes.

O sono tem que estar em ordem para não atrapalhar a concentração, o foco e a memória. Por isso, nada de abrir mão das oito horas de sono diárias, nem para baladas muito intensas, nem para estudos de última hora. Mas passeios com os amigos e a família, como ir ao clube ou ao cinema, são bem-vindos para desestressar. Aproveite também para ler jornais e revistas da semana, nem que seja por 15 ou 30 minutos, para se manter atualizado e, ao mesmo tempo, mudar o foco dos livros e apostilas. Atividades físicas também são importantes, mas evite exercícios de impacto e invista em algo mais tranquilo, como caminhadas ou sessões de alongamento. A alimentação deve ser leve, mas reforçada, para garantir a energia necessária. No mais, agora é a hora de mostrar que a rotina de estudos e de sacrifícios valeu a pena.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)