(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acadêmicos e professores do Coluni fazem protesto contra livro de Dalton Trevisan


postado em 06/09/2012 07:18

Acadêmicos e professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, o Coluni, publicaram ontem na internet um abaixo-assinado pedindo a volta do livro Violetas e pavões, de Dalton Trevisan, ao processo seletivo da instituição. Por determinação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), em reunião na segunda-feira, e conforme publicado ontem pelo Estado de Minas, a obra do premiado escritor paranaense, que era leitura obrigatória para o vestibular deste ano, foi cortada a pedido de donos de cursinhos e pais de candidatos a uma vaga no colégio. Os 22 contos, publicados em 2009, são apresentados ao estilo do autor, com linguagem picante, diálogos incomuns e muito erotismo, narrando um universo de crimes, sexo e drogas.

A moção de repúdio, publicada no site www.peticaopublica.com.br, tinha, até a noite de ontem, 242 assinaturas. “Este abaixo-assinado se mostra como uma moção de repúdio ao Cepe/UFV por ferir a autonomia da banca de exame de seleção, por não considerar tal obra como um objeto literário legítimo, e por quebrar os valores reafirmados pelo Coluni de liberdade de expressão e culto, valorização da diversidade e a busca pela empatia nas diferentes formas de se ler o mundo e também de compreender as relações interpessoais”, afirma o documento endereçado à reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares.

Na segunda-feira, professores, acadêmicos e alunos contrários à retirada da obra do vestibular fazem reunião para discutir os fundamentos da proibição. A reportagem tentou falar ontem com o professor Vicente Lelis, pró-reitor de Ensino da UFV, mas ele não atendeu as ligações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)